• Início
  • Notícias
  • IDF alerta para novos casos de diabetes em crianças e adolescentes

Notícias

IDF alerta para novos casos de diabetes em crianças e adolescentes

Publicada em 13/11/2007 às 11h04

Cerca de 200 novos casos de diabetes mellitus surgem, por dia, em crianças e adolescentes. O alerta é da Federação Internacional do Diabetes (IDF, na sigla inglês). Por ano, são aproximadamente 70 mil novos casos do tipo 1 da doença em pessoas com menos de 14 anos de idade e, no mundo todo, já são 440 mil diabéticos nesta faixa etária. A situação é considerada preocupante.

Por conta disso, as crianças e adolescentes são o público-alvo da campanha que será lançada amanhã (14), Dia Mundial do Diabetes. Em todo o mundo, haverá mobilizações chamando a atenção para a prevenção da doença e para os cuidados para que o diabético não sofra as complicações decorrentes deste problema.

TIPOS E SINTOMAS

Existem dois tipos de diabetes: o 1 (que necessita do uso de insulina) e o 2 (controlado principalmente por medicamentos, dieta e exercícios). O desencadeamento de diabetes tipo 1 é geralmente repentino e dramático. Os sintomas são sede excessiva, rápida perda de peso, fome exagerada, cansaço inexplicável, muita vontade de urinar, má cicatrização e visão embaçada. Eles também podem ocorrer em pessoas com o tipo 2, mas geralmente são menos evidentes.

Não se conhecem, ao certo, os motivos que levam ao desencadeamento do diabetes tipo 1. Sabe-se que há casos em que algumas pessoas nascem com genes que as predispõem à doença, mas outras têm os mesmos genes e não desenvolvem diabetes.

MOBILIZAÇÃO NA CAPITAL

Uma das ações programadas para esta quarta-feira (14) em vários países, no Dia Mundial do Diabetes, é iluminar prédios com azul, a cor definida para a campanha de alerta para a doença. Em João Pessoa, serão iluminados o Hospital Unimed JP e a torre da TV Cabo Branco, emissora que fez parceria com a Cooperativa para a realização da campanha. Outros prédios que serão iluminados no Brasil são o Cristo Redentor, no Rio; o Elevador Lacerda, em Salvador; e a Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo.

A programação na Capital prevê também a distribuição de material educativo sobre o diabetes e a realização gratuita de teste de glicemia, que diagnostica o diabetes. Quarta-feira (14), das 8h às 10h, a mobilização será na sede da Unimed JP, na Torre. Logo depois, das 11h às 13h, a equipe estará no Parque Solon de Lucena. No dia seguinte (15), as ações serão realizadas no Busto de Tamandaré, na Praia de Tambaú, das 6h às 9h.

ENCONTRÃO UNIDIA

Sábado (17) também será realizado, das 8h às 13, no auditório do Sebrae, o 3º Encontro dos Grupos de Educação Terapêutica em Diabetes da Unimed JP, o UniDia. Durante o evento, que é voltado exclusivamente para os clientes que já participaram do UniDia, especialistas darão orientações sobre como prevenir complicações do diabetes e como ganhar mais qualidade de vida.