Publicada em 08/03/2005 às 08h47
Cerca de 10,5 milhões de pessoas sofrem de obesidade no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Pesquisa de Orçamentos Familiares 2002-2003, realizada pelo órgão, revelou que o excesso de peso já é mais grave do que a desnutrição no país, que atinge, aproximadamente, R$ 3,8 milhões de pessoas. De acordo com o IBGE, o excesso de peso se mostrou oito vezes superior à desnutrição entre as mulheres e quinze vezes entre os homens.
O problema vem se agravando nos últimos anos por causa do consumo excessivo de açúcares e gorduras. A obesidade, no entanto, pode ser provocada por fatores ambientais (sedentarismo causado pelas facilidades da vida moderna, que exige menos esforço físico), psicossociais (necessidade de compensar problemas emocionais com a comida) e genéticos (algumas pessoas têm mais facilidade para ganhar peso).
Diversas doenças são provocadas pela obesidade. Entre eles, estão complicações cardiovasculares, aumento do risco de infarto agudo do miocárdio, dificuldade de funcionamento da vesícula biliar, aumento da pressão arterial, acúmulo de gordura no fígado e aumento de risco de derrames e diabetes.
A melhor maneira de reverter o problema é manter uma vida saudável. A associação da prática de exercícios físicos a uma alimentação balanceada traz excelentes resultados.
Unimed JP realiza evento para discutir o assunto
A obesidade será o tema do 6º Encontro Sobre Saúde Cliente Unimed, promovido pela Secretaria de Promoção à Saúde da Unimed João Pessoa. As inscrições para o evento, marcado para o dia 2 de abril, já estão abertas e se estendem até 31 de março. Elas podem ser feitas pessoalmente na recepção principal da sede da Unimed JP ou por telefone na Secretaria. O número é 2106-0370. Os clientes também podem buscar mais orientações nos consultórios dos endocrinologista s da Cooperativa.
O encontro, voltado exclusivamente para clientes, tem a finalidade de repassar para os participantes informações que possibilitem melhoria de qualidade de vida. Nos cinco eventos anteriores, dois abordaram o tabagismo e três tiveram como tema o diabetes.