Estudos recentes apontam que o vírus do papiloma humano (HPV) tem papel importante no desenvolvimento da neoplasia das células cervicais e na sua transformação em células cancerosas. Este vírus está presente em mais de 90% dos casos de câncer do colo do útero.
Vários são os fatores de risco identificados para o câncer do colo do útero. Alguns dos principais estão associados às baixas condições sócio-econômicas, ao início precoce da atividade sexual, à multiplicidade de parceiros sexuais, ao tabagismo (diretamente relacionado à quantidade de cigarros fumados), à higiene íntima inadequada e ao uso prolongado de contraceptivos orais.
A prevenção primária pode ser realizada através do uso de preservativos durante a relação sexual. A prática de sexo seguro é uma das formas de evitar o contágio com o HPV, responsável pelo desenvolvimento do câncer e de suas lesões precursoras.
A principal estratégia utilizada para detecção precoce dessa doença é através do rastreamento, que significa realizar o exame preventivo (Papanicolau) em mulheres sem os sintomas, com o objetivo de identificar aquelas que possam apresentar a doença em fase muito inicial, quando o tratamento pode ser mais eficaz. O exame Papanicolau é dirigido a mulheres de 25 a 59 anos que devem submeter-se ao exame periodicamente.
INFORMAÇÕES
A prevenção do câncer de mama será um dos assuntos enfocados no evento de promoção da saúde que será realizado no próximo sábado (8) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, em Manaíra, na Capital. A organização é da Sociedade Brasileira de Genitoscopia – Capítulo Paraíba, Sociedade Brasileira de Mastologia – Capítulo Paraíba, Unimed João Pessoa, Benfam, Rede Feminina de Combate ao Câncer e Grupo Amigos do Peito.
As ações serão iniciadas às 7h, com uma caminhada da Quadra de Manaíra ao Mag Shopping, onde será servido um café da manhã. No Mag, profissionais realizarão exames preventivos e atividades físicas. A finalidade é orientar as mulheres sobre hábitos de vida saudável.