• Início
  • Notícias
  • Hospital Unimed realiza um trabalho permanente para prevenir infecções

Notícias

Hospital Unimed realiza um trabalho permanente para prevenir infecções

Publicada em 06/07/2010 às 11h

Índice de infecção hospitalar do Hospital Unimed JP é um dos menores do país Índice de infecção hospitalar do Hospital Unimed JP é um dos menores do país

O Hospital Unimed JP mantém um trabalho permanente para o controle das infecções hospitalares. A instituição possui uma comissão específica para reduzir e prevenir as infecções: o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).

Criado desde a fundação do Hospital, há quase 11 anos, o serviço é responsável pela elaboração, implementação e supervisão de normas e rotinas técnico-operacionais. O trabalho envolve o aconselhamento do uso de antimicrobianos e antibióticos e uma busca ativa de possíveis infecções. A equipe prima pela excelência de todo o material e trabalho da Central de Esterelização.

O trabalho de prevenção das infecções no Hospital Unimed JP é baseado em critérios e recomendações do Centro de Controle de Doença (CDC), em Atlanta, nos Estados Unidos, uma referência no trabalho de controle de infecções.

Como consequência, o índice de infecção hospitalar do Hospital Unimed JP é um dos menores do país, com taxa de 2,7. O índice tolerável pela OMS é entre 8 a 10.

ESTRUTURA

Aliado ao trabalho do copo funcional à estrutura física do local foi construída de modo a evitar o problema. Diversos detalhes foram considerados para prevenir e dificultar casos de infecção.

O transporte de material contaminado, por exemplo, não circula no mesmo corredor de material limpo. Já o sistema de ventilação é provido de filtros biológicos e de configurações técnicas que impedem a circulação de ar contaminado.

COMO CONTRIBUIR

A infecção hospitalar pode ser adquirida após a hospitalização ou realização de procedimentos ambulatoriais. No entanto, o que muita gente não sabe é que pacientes e acompanhantes podem ajudar a minimizar esse problema com atitudes simples.

Higienizar as mãos, com água e sabão ou álcool em gel a 70%, antes e depois de entrar em contato com o paciente, é uma das principais medidas que ajudam a prevenir esse tipo de problema. Também não é recomendável sentar na cama do paciente e levar alimentos ou flores para o ambiente hospitalar, pois isso pode causar o acúmulo de insetos e fungos.