O Hospital Unimed JP passará a se chamar Alberto Urquiza Wanderley em homenagem ao idealizador e fundador da Cooperativa. A mudança do nome faz parte das comemorações dos 15 anos do Hospital Unimed JP, fundado em 7 de abril de 1999, e é uma homenagem justa. O oftalmologista Alberto Urquiza Wanderley, falecido em agosto de 1987, liderou o grupo de médicos que fundou a Unimed João Pessoa em 1971.
A mudança oficial será durante uma solenidade realizada na noite do dia 7 de abril, na recepção principal do Hospital Unimed JP, para comemorar os 15 anos de fundação da instituição.
A solenidade terá início às 18h30. Além da aposição da nova placa, haverá uma homenagem à família de Alberto Urquiza Wanderley e a alguns médicos cooperados. A programação será encerrada com um coquetel.
Além da mudança do nome do Hospital, a Unimed JP está preparando uma programação especial, que vai envolver médicos cooperados, funcionários, clientes e fornecedores para comemorar os 15 anos do Hospital Unimed JP.
Maior instituição da rede privada e referência em procedimentos de alta complexidade, o Hospital Unimed JP já possibilitou vários fatos inéditos na história da medicina da Paraíba, como a realização de transplantes de coração e de fígado, e um caso raro em todo o mundo: o nascimento de quíntuplos.
Todos esses procedimentos só foram possíveis graças a uma estrutura de ponta e à presença de um corpo profissional qualificado, que prioriza, acima de tudo, a humanização no atendimento. O Hospital Unimed JP é, também, o único da Paraíba que tem a Acreditação, um certificado de qualidade da área hospitalar.
HOMENAGEADO
Alberto Uquiza Wanderley, falecido em agosto de 1987, liderou o grupo de 106 médicos que fundaram a Unimed JP. Depois de ler um artigo publicado na revista "O Médico Moderno", Urquiza passou a alimentar a ideia de fundar uma cooperativa médica em nossa capital. O texto comentava a experiência cooperativista dos médicos de Santos, SP, que criaram a primeira Unimed, em dezembro de 1967.
Fascinado por essa experiência, Urquiza foi a Santos verificar in loco em que consistia a Unimed, de onde voltou obstinado a implantar a ideia em João Pessoa. Não foi fácil, de início, motivar os colegas. Mas Urquiza não era de desistir sem lutar. O sucesso de sua persistência pode ser constado, hoje, pela posição de liderança que a Cooperativa ocupa em nosso Estado.
Urquiza também criou condições para iniciar um ousado projeto de expansão regional. Dessa forma, contribuiu para a fundação das Unimeds de Recife e de Campina Grande. Dado mais esse passo, ajudou a fundar a Federação das Unimeds do Nordeste, da qual foi primeiro presidente.
Alberto Urquiza Wanderley nasceu em Patos, no Sertão da Paraíba. Formou-se em oftalmologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e fez residência médica no Hospital dos Servidores Do Rio de Janeiro. Também foi proprietário rural e dirigiu por muitos anos a Cooperativa Agrícola Mista de Patos (Campal).