• Início
  • Notícias
  • Hospital Unimed oferece serviço de cartório; veja como funciona

Notícias

Hospital Unimed oferece serviço de cartório; veja como funciona

Publicada em 20/01/2015 às 16h

O documento é gratuito e pode ser tirado todos os dias da semana O documento é gratuito e pode ser tirado todos os dias da semana

Para obter certidão de nascimento ou de óbito ou de um paciente do Hospital Unimed Alberto Urquiza Wanderley, não é necessário sair da unidade hospitalar. É que o hospital disponibiliza um estande para que cartórios da cidade possam prestar o serviço gratuitamente. O serviço funciona no primeiro andar do Hospital, ao lado da agência do Banco Itaú.

O serviço é disponibilizado através de uma parceria firmada entre a Unimed João Pessoa e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais da Paraíba (Arpen) desde a fundação do hospital. "Há uma orientação do Conselho Nacional de Justiça e da Corregedoria de Justiça da Paraíba para que todos os hospitais tenham este serviço. É uma orientação nacional de 2010, mas na Paraíba há uma resolução desde 2005. Nem todos cumprem, mas o Hospital Unimed tem essa parceria conosco desde sua inauguração, antes mesmo da orientação", explicou o presidente da Arpen, Ônio Emmanuel Lyra.

No estande, que funciona no primeiro andar do hospital (ao lado da agência do Banco Itaú), 12 cartórios se revezam para prestar o serviço de primeira via de certidão de nascimento e declaração de óbito. Esse serviço é gratuito, no entanto, alguns dos cartórios oferecem o serviço da certidão de nascimento reduzida, uma certidão que tem a aparência de um documento de identidade. Neste caso, cada cartório cobra um valor diferente pelo serviço.

O estande do cartório é aberto todos os dias. De segunda a sexta-feira, o horário de atendimento é das 9h às 12h e das 13h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 12h.