O Hospital Unimed JP participará, neste sábado (8), do Dia “D” de vacinação dos idosos, que está sendo coordenada em todo o país pelo Ministério da Saúde. Neste dia, o Posto de Vacinação estará aberto das 8h às 17h para imunizar pessoas com 60 anos ou mais, independentemente de serem clientes da Cooperativa ou não. É preciso, entretanto, apresentar o cartão de vacinação.
A única contra-indicação da vacina contra a gripe comum é se o idoso for alérgico a ovo de galinha ou se ele tiver tido reações graves em aplicações anteriores. A meta é imunizar, até o dia 21 deste mês, pelo menos 80% do total de 37.650 idosos contra a gripe comum. Caso ele seja portador de doença crônica, no sábado também poderá receber a dose contra a gripe A, assim como os adultos saudáveis entre 20 e 39 anos de idade.
A gripe geralmente provoca febre alta, dor na garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal estar geral. As epidemias de gripe são mais frequentes entre os meses de maio e setembro. O método mais eficiente para se evitar a doença e, principalmente suas complicações, é a vacinação.
DADOS DA PARAÍBA
Nos últimos cinco anos, a influenza e as pneumonias mataram 2.676 paraibanos, segundo registros da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O sistema de informação mostra, ainda, que, destas pessoas, 1.924 (71,89%), tinham mais de 60 anos de idade.
Os números servem para lembrar que os idosos são mais vulneráveis à gripe comum e às suas complicações. Até esta quarta-feira (6), a Paraíba já havia vacinado 33.221 idosos contra gripe sazonal, mais do que todos os outros oito Estados do Nordeste. Isso, porque decidiu antecipar a campanha no Estado, que começou na semana passada.