• Início
  • Notícias
  • Hospital Unimed JP vacinará crianças menores de cinco anos contra pólio

Notícias

Hospital Unimed JP vacinará crianças menores de cinco anos contra pólio

Publicada em 18/09/2009 às 07h

A vacina contra a pólio deve ser aplicada em crianças menores de cinco anos A vacina contra a pólio deve ser aplicada em crianças menores de cinco anos

O Hospital Unimed JP participará, neste sábado (19), do Dia D da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação de Crianças contra a Pólio, promovida em todo o País pelo Ministério da Saúde. Neste dia, o Posto de Vacinação estará aberto das 8h às 17h para imunizar crianças menores de cinco anos (0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias), independentemente de terem plano de saúde ou não. É preciso, entretanto, apresentar o cartão de vacinação.

Em todo o Estado, serão montados 520 postos provisórios, além dos 1.000 fixos, que estão distribuídos nos 223 municípios paraibanos. A meta é vacinar pelo menos 95% das 316.674 crianças paraibanas.

A poliomielite é uma doença causada por um enterovírus, denominado poliovírus (sorotipos 1, 2 e 3). É mais comum em crianças ("paralisia infantil"), mas também ocorre em adultos. A transmissão do poliovírus "selvagem" pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral, o que é crítico em situações onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças de baixa idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, estão particularmente sob risco. O poliovírus também pode ser disseminado por contaminação fecal de água e alimentos.

TRANSMISSÃO

O modo de aquisição do poliovírus é oral, através de transmissão fecal-oral ou, raramente, oral-oral. A multiplicação inicial do poliovírus ocorre nos locais por onde penetra no organismo (garganta e intestinos). Em seguida dissemina-se pela corrente sangüínea e, então, infecta o sistema nervoso, onde a sua multiplicação pode ocasionar a destruição de células (neurônios motores), o que resulta em paralisia flácida.

Uma pessoa que se infecta com o poliovírus pode ou não desenvolver a doença. Quando apresenta a doença, pode desenvolver paralisia flácida (permanente ou transitória), meningite ou, eventualmente, evoluir para o óbito. Desenvolvendo ou não sintomas o indivíduo infectado elimina o poliovírus nas fezes, o qual pode ser transmitido para outras pessoas por via oral.

A transmissão do poliovírus ocorre mais frequentemente a partir do indivíduo assintomático. A eliminação é mais intensa 7 a 10 dias antes do início das manifestações iniciais, mas o poliovírus pode continuar a ser eliminado durante 3 a 6 semanas. A poliomielite não tem tratamento específico.