• Início
  • Notícias
  • Hospital Unimed JP vacinará crianças contra a pólio neste sábado

Notícias

Hospital Unimed JP vacinará crianças contra a pólio neste sábado

Publicada em 15/06/2011 às 00h

Vacinação contra pólio é aberta para toda criança com menos de 5 anos Vacinação contra pólio é aberta para toda criança com menos de 5 anos

No dia 18 deste mês, o Hospital Unimed JP vacinará crianças com menos de cinco anos contra a poliomielite. Na ocasião, o posto de vacinação, que fica no térreo da instituição, estará funcionando das 8h às 17h.

Qualquer pessoa pode receber a vacina contra a poliomielite no Hospital Unimed JP, mesmo que não seja cliente da Cooperativa.

A vacina contra a poliomelite é segura e não tem contra-indicações. Nos casos das crianças portadoras de doenças graves, é recomendado que os pais consultem um profissional para saber a necessidade de um procedimento diferenciado na vacinação. Essas crianças recebem uma dose injetável, composta de vírus inativados. Nas campanhas nacionais, a vacina é ministrada via oral.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil ou simplesmente pólio, é uma doença causada pelo poliovírus que geralmente ataca as crianças. A transmissão acontece quando as fezes infectadas entram em contato com a boca. Em casos raros o contágio acontece também pelo ar.

O vírus da pólio se desenvolve na garganta ou no intestino e é disseminado pela corrente sangüínea. Ao chegar no sistema nervoso central, ataca os neurônios e provoca a paralisia dos membros inferiores e superiores. Nas ocorrências mais graves, as pessoas infectadas podem até morrer. Em alguns casos, a doença também pode ser encontrada em adultos.

A poliomielite ainda existe em países como o Afeganistão, Egito, Índia, Niger, Nigéria, Paquistão e Somália. Além dessas áreas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que algumas outras regiões encontram-se ainda em situação de alto risco de reintrodução da poliomielite: Angola, Bangladesh, República Democrática do Congo, Etiópia, Nepal e Sudão.

Uma pessoa em viagem de turismo ou negócios pode levar o vírus para outros países. Por isso, mesmo com o certificado de erradicação do poliovírus selvagem em todo o continente americano, as campanhas devem permanecer no Brasil, como medida de segurança para a saúde mundial.