O Hospital Unimed JP foi aprovado, mais uma vez, no teste de qualidade do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), responsável por avaliar e determinar se a instituição deve continuar ou não com o título de Acreditação. A certificação é um selo de qualidade da rede hospitalar. A instituição que a recebe passa regularmente por reavaliações para verificar se mantém o padrão de qualidade exigido pelo Manual Brasileiro de Acreditação.
O certificado foi renovado até 14 de janeiro de 2015, de acordo com informação divulgada no site da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A certificação foi conquistada em dezembro de 2010.
Na Paraíba, apenas o Hospital Unimed JP é Acreditado. A certificação, solicitada voluntariamente, é uma prova do compromisso da instituição com a qualidade. A diretoria atual, sob o comando do diretor geral Hércules Trindade, não tem medido esforços em busca da excelência por qualidade. Isso deixa os clientes mais tranquilos, pois ganham segurança ao saber que são atendidos em um hospital acreditado.
Segundo Hércules Trindade, a Acreditação possibilita que a instituição possa aperfeiçoar seus processos para oferecer mais qualidade para o cliente. \"É um processo, que todo o hospital tem que abraçar, pois garante segurança e uma assistência cada vez melhor e mais humanizada aos clientes\", ressaltou.
QUALIDADE
O certificado de Acreditação Hospitalar garante muito mais do que um bom produto. Seu foco é a qualidade dos serviços, segurança e a preservação da vida.
O produto final deste processo é a certificação hospitalar, um selo de qualidade cujo maior benefício é a melhora nos serviços de saúde, com diminuição significativa de riscos para o paciente.
A Acreditação transmite, para a população, a preocupação da instituição com a qualidade dos serviços e, para os profissionais, a preocupação com os processos. A certificação indica que a instituição segue uma padronização e prima pela qualidade em tudo o que faz, para evitar que ocorra algum dano ao paciente.
Para conseguir a certificação, o hospital deve seguir rígidos padrões de qualidade. Esses padrões refletem diretamente no atendimento, garantindo a segurança do paciente - que envolve evitar os mais diversos problemas, como, por exemplo, cirurgias erradas, erro de medicação, infecção hospitalar, erro de diagnósticos, entre outros problemas que podem, inclusive, causar morte. O hospital que não tem certificação corre o risco de não atender aos padrões de segurança, podendo comprometer a saúde do paciente.
ESTRUTURA
A Acreditação hospitalar é um processo que envolve toda a estrutura de uma instituição de saúde: hospital, clínica, ambulatório ou laboratório, desde a alta direção até a equipe de zeladoria, incluindo médicos, enfermeiros, instrumentadores, fornecedores e colaboradores. Este processo basicamente promove uma mudança na gestão do hospital. Os critérios de gestão envolvem questões de segurança física, equipamentos, treinamento da equipe interna e segurança assistencial voltada exclusivamente para a garantia da segurança do paciente.
Depois de colocar em prática os protocolos estabelecidos pelos manuais de acreditação, essa desorganização dá lugar à melhora na qualidade de vida e de trabalho das equipes multiprofissionais do Hospital.
PROCESSO CONTÍNUO E VOLUNTÁRIO
O grande diferencial da Acreditação é entender a expectativa dos pacientes. Essa expectativa está ligada ao resultado do tratamento. Assim a avaliação é sistêmica. O modelo de certificação entende a interdependência entre as várias ações no processo assistencial e avalia todas as áreas do hospital.
Segundo a Organização Nacional de Acreditação (ONA), a principal vantagem de uma instituição de saúde acreditada está no processo de melhoria contínua da qualidade assistencial.
O processo é voluntário. Ou seja, a iniciativa de conquistar a Acreditação parte de cada instituição de saúde. Nenhuma é obrigada a ter a Acreditação. O empenho do Hospital Unimed JP em consegui-la e mantê-la, portanto, é mais uma prova do esforço de atender sempre da melhor forma os clientes e de garantir um ambiente de trabalho adequado para os médicos e funcionários.