“Para você é leite, para a criança é vida. Doe leite, a vida agradece”. Este foi o tema escolhido pelo Ministério da Saúde para as atividades alusivas ao Dia Nacional da Doação de Leite Humano, comemorado hoje.
A data foi instituída há cinco anos, com o objetivo de mobilizar a população em favor da doação de leite humano e celebrar o trabalho da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RedeBLH) como uma ação estratégica do Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal.
A data é uma oportunidade importante para o incentivo à doação de leite humano, já que o leite materno é fundamental para as crianças nos primeiros meses de vida. Crianças alimentadas com leite artificial têm um risco 25 vezes maior de morrer de diarréia ou outras doenças. Além da ausência dos benefícios imunológicos do leite humano, a criança às vezes ingere leite artificial preparado de forma inadequada, sem higiene, com uso de água não potável, aumentando o risco de doenças.
No Hospital Unimed JP, o Posto de Coleta, que fica sob a responsabilidade da Gerência de Enfermagem, realiza um trabalho de incentivo ao aleitamento materno e de coleta, pasteurização, controle de qualidade e distribuição de leite humano ordenhado para recém-nascidos e lactentes que, por razões diversas, não podem ser amamentados por suas próprias mães. Só no ano passado, foram arrecadados mais de 172 litros de leite, que foram doados ao Banco de Leite Humano Anita Cabral, além de alguns hospitais públicos, como o Edson Ramalho e o HU.
COMEMORAÇÃO
Para comemorar o dia, o Mascote do Instituto UniGente marcará presença, amanhã, no Busto de Tamandaré. O evento, que vai começar às 6h30, vai reunir diversas maternidades da cidade com o intuito de sensibilizar as mães para as doações de leite.
DOAÇÕES PARA O HOSPITAL
Aproveitando a ocasião, a equipe do Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Unimed JP está solicitando a doação de recipientes para acondicionamento do alimento. O ideal é que sejam doados vidros transparentes resistentes a altas temperaturas e a resfriamento com tampa de plástico, a exemplo dos vidros de café em pó e de maionese.
No Posto de Coleta é recolhido o excesso de leite de mães que dão à luz no Hospital Unimed JP, mas a instituição também aceita a doação de mulheres da comunidade. Todo o alimento recolhido é enviado para o Banco de Leite Anita Cabral, ao qual o Posto de Coleta é vinculado, onde passa por um processo de pasteurização. Somente após esta etapa, é que ele segue para consumo das crianças internadas na UTI Neonatal do Hospital Unimed JP.