Desde o seu surgimento, em abril de 1999, o Hospital Unimed JP tem possibilitado a realização de vários momentos históricos da medicina paraibana. É o caso da ureterorrenolipotripsia flexível a laser, uma cirurgia delicada realizada em maio deste ano. O procedimento é minimamente invasivo e sem cortes, e foi feito para tratar cálculo urinário ureteral.
Para realizar a cirurgia, o urologista Emerson Medeiros, coordenador da equipe, utilizou um equipamento de última geração, disponível apenas em instituições de referência. A cirurgia demorou cerca de 1h30 e comprovou a vanguarda do Hospital Unimed JP em procedimentos de alta complexidade que, em 2004 entrou para a história ao viabilizar o primeiro transplante de fígado da Paraíba.
De lá para cá, o Hospital Unimed já realizou 39 transplantes, sendo 33 de fígado e 7 de coração (sendo o último realizado no último dia 23).
O Hospital Unimed JP é único do Estado autorizado pelo Ministério da Saúde para fazer esse tipo de procedimento. A autorização se deve à estrutura da instituição, que tem se destacado pelo pioneirismo em cirurgias de alta complexidade.
Além disso, a instituição possibilitou com sucesso, em 2003, o nascimento de quíntuplos, procedimento raro na medicina mundial.