O Hospital Unimed João Pessoa – referência em procedimentos de alta complexidade e considerado um dos melhores do Norte-Nordeste – inova mais uma vez na medicina paraibana e adota o serviço SOS Resposta Rápida para o interior da instituição.
Pioneiro no Estado, o serviço garante um atendimento mais ágil e eficaz aos pacientes que sofrem parada cardiorrespiratória - ou que apresentem sinais de alerta – nas chamadas áreas não críticas da instituição, ou seja, fora das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Pronto Atendimento ou Centro Cirúrgico.
Ao todo, são 19 médicos, nas especialidades de cirurgia geral, clínica médica, anestesiologia e intensivista, subdivididos em escala de plantão 24 horas para atender os casos emergenciais em até um minuto - dependendo do código exigido pela ocorrência do paciente (amarelo ou azul).
CÓDIGOS UNIVERSAIS
O Código Azul é o atendimento aos pacientes que sofrem paradas cardiorrespiratórias em áreas como enfermarias, apartamentos ou no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI). Esse código funciona da seguinte forma: todas as vezes que o enfermeiro perceber que o paciente está tendo uma parada cardiorrespiratória, iniciará o atendimento e acionará a equipe do SOS, que estará no local em até 1 minuto.
Já o Código Amarelo se enquadra ao atendimento ao paciente que venha apresentar sinais de alerta que podem levá-lo ao agravamento do quadro clínico e ocasionar a parada cardíaca, tais como: desmaios, convulsões e rebaixamento do nível de consciência. Esse atendimento será realizado pelo médico do SOS de plantão em até 3 minutos. Se o médico perceber que o paciente está tendo uma necessidade de maior suporte no atendimento, acionará a equipe do SOS UTI Móvel para realizar a transferência do paciente para a UTI.
MELHORIA CONTÍNUA
A adoção do serviço interno de SOS de Resposta Rápida faz parte da série de melhorias implementadas no Hospital Unimed JP dentro do processo de Acreditação Hospitalar – certificação concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que reconhece o alto padrão de qualidade e segurança da instituição.
Na Paraíba, apenas o Hospital Unimed João Pessoa possui a Acreditação. O anúncio da conquista da certificação foi realizado no dia 10 de dezembro de 2010 pela equipe de avaliação do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), instituição certificadora associada à ONA, uma entidade não governamental, que tem como missão promover o aprimoramento da qualidade da assistência à saúde no país, tomando como base valores como credibilidade, qualidade e ética.