• Início
  • Notícias
  • Hospital Unimed JP é iluminado de azul para alertar sobre diabetes

Notícias

Hospital Unimed JP é iluminado de azul para alertar sobre diabetes

Publicada em 12/11/2012 às 15h

Hospital é iluminado de azul para alertar sobre controle e prevenção do diabetes Hospital é iluminado de azul para alertar sobre controle e prevenção do diabetes

Desde o último sábado (10), o Hospital Unimed JP está iluminado de azul. A intenção é alertar para a importância da prevenção e o controle do diabetes, doença que atinge mais de 300 milhões de pessoas em todo mundo. A ação faz parte da campanha do Dia Mundial do Diabetes, realizada, todos os anos, no dia 14 de novembro. Este ano o tema é \"Diabetes: proteja nosso futuro\".

No Brasil, aproximadamente 5,8% da população a partir dos 18 anos têm diabetes tipo 2, o que equivale a 7,6 milhões de pessoas, segundo o Ministério da Saúde. Todos os anos no país, aparecem 500 novos casos por dia. O diabetes tipo 1 e 2 juntos, atingem 10 milhões de pessoas.

Quando não tratado adequadamente, o diabetes pode causar infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, além de outras complicações.

EXCESSO DE AÇÚCAR

Segundo a endocrinologista Márcia Brandebursk, médica cooperada da Unimed JP, o diabetes é diagnosticado quando existe a presença de açúcar, em excesso, no sangue. \"O açúcar é uma importante fonte de energia, mas, quando em excesso, pode trazer consequências prejudiciais para certos órgãos, como os rins, coração, vasos sanguíneos e nervos em geral\", enfatiza.

De acordo com o artigo publicado pela endocrinologista na Coluna Unimed Saúde, do último domingo, os tipos mais conhecidos do diabetes são os tipos 1 e o 2. \"O tipo 1 decorre de problemas nas células beta no pâncreas e acomete mais as crianças e adolescentes. O diabetes tipo 2, cuja carga genética é bem maior, ocorre por comprometimento da ação da insulina\", explica.

Para a médica, um dos grandes segredos do sucesso na prevenção de complicações crônicas do diabetes está na manutenção de níveis normais de açúcar. \"É importante salientar que este controle depende de uma alimentação equilibrada, exercícios regulares e uso de medicação adequada para cada tipo de DM. Os diabéticos exigem tratamento contínuo e permanente\", enfatiza.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

ATENÇÃO ESPECIAL

Na Unimed JP, os clientes contam, sem custo algum, com um programa voltado exclusivamente para orientar sobre a prevenção e controle do diabetes. É o UniDia que, entre as ações, desenvolve o Grupo de Educação Terapêutica (GET) em Diabetes.

A sistemática do Grupo de Educação Terapêutica em Diabetes é a seguinte: cada grupo participa de quatro reuniões consecutivas - uma por semana -, onde são discutidos os mais variados aspectos da doença pela equipe multidisciplinar. Aproximadamente três meses depois destes encontros, é marcada uma reunião de retorno. O tema, neste caso, fica em aberto, sendo definido de acordo com as necessidades percebidas no grupo.

Para se inscrever no GET ou para obter mais informações, basta ligar para a Secretaria de Promoção da Saúde da Unimed JP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone é 2106-0714.

Além do Grupo de Educação Terapêutica em Diabetes, a Cooperativa realiza, permanentemente outras ações com o propósito de orientar as pessoas para a prevenção e o controle da doença. São encontros, palestras, teste de glicemia.

CAMPANHA

A campanha para a Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes foi liderada pela Federação Internacional de Diabetes (IDF). Ela é representada por um ícone simples, que pode ser facilmente adaptado e usado em todos os lugares. O ícone clama a união pelo diabetes e simboliza o apoio à Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes.

O Conceito

Desde o início, a IDF buscou um símbolo simples, de modo a facilitar a reprodução em larga escala e facilitar o uso para qualquer pessoa que quisesse dar apoio à campanha. A ideia era ser algo tão simples, que uma criança pudesse desenhar com um giz de cera. O ícone pode ser facilmente reproduzido a um baixo custo e é facilmente integrado a qualquer campanha pelo diabetes.

A Escolha da Forma

Os círculos estão sempre presentes na natureza e têm sido usados como símbolo desde os primórdios da civilização. O significado do círculo é extremamente positivo. Em várias culturas, simboliza a vida, a mãe terra e a saúde. Nesta campanha, ele simboliza a união. A comunidade global de diabetes se juntou para dar apoio à Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes. Nossas forças unidas foram a chave para fazer essa campanha tão especial.

A Escolha da Cor

O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países. É a única entidade que pôde apelar aos governos de todos os lugares que era hora de reverter a epidemia global de diabetes, que ameaça o avanço econômico e que causa tanto sofrimento.