Hoje, Dia Mundial da Saúde, o Hospital Unimed JP comemora mais um aniversário. Nestes nove anos de fundação, a instituição tem se consolidado como um centro de referência em procedimentos complexos, pela crescente procura pelos serviços de alta complexidade por pessoas vindas de todas as regiões do país. Entre os responsáveis por isto estão o pionerismo e os bons resultados obtidos nos procedimentos médicos e o aparato tecnológico, juntamente com o trabalho de Humanização no tratamento com o paciente.
Para atender a esse aumento na procura pelo atendimento, o Hospital Unimed JP está sempre ampliando suas instalações. Em dezembro do ano passado, foram inaugurados 19 novos apartamentos e ampliada toda a estrutura, de estacionamento, lavanderia, restaurante, entre outros. Com isso, a instituição conta com o maior número de leitos da rede hospitalar privada da Paraíba, totalizando, 225 leitos.
A estrutura possui também um completo Centro de Terapia Intensiva que inclui cinco UTIs: Neonatal, Pediátrica, Adulto, Pós-Operatório e Coronariana. Sempre preocupado com o combate à infecção, todas as instalações da instituição foram construídas de modo a ajudar no controle deste tipo de problema. Além disso, o hospital conta com Centro de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que atua permanentemente para evitar este tipo de ocorrência. Os resultados alcançados têm sido cada vez melhores.
O Hospital Unimed JP conta também com um moderno centro cirúrgico e um Centro de Diagnóstico por Imagem equipado com o que existe de mais atual na área de exames radiológicos. O Hospital disponibiliza, ainda, um Pronto Atendimento (PA) com os serviços de clínica médica e cirúrgica, pediatria, ginecologia, obstetrícia, neurocirurgia, neuropediatria, urologia, bucomaxila, traumatologia e ortopedia.
Como serviços de apoio operacional, conta com nutrição e dietética, lavanderia, central de gases, farmácia, central de esterilização, área administrativa, centro ecumênico e um grande e moderno Centro de Estudos. A estrutura de apoio ao cliente inclui, ainda, lanchonete e agências bancárias. A equipe do Hospital Unimed JP é composta por cerca de 400 médicos plantonistas e mais de mil colaboradores.
Comemoração
Para comemorar a data, será celebrada uma missa em ação de graças na próxima quarta-feira (9), na sala de Expansão do Hospital Unimed JP. Médicos cooperados, funcionários e clientes estão convidados para a celebração.
A Humanização do paciente
Complementando o aparato tecnológico do Hospital Unimed, a Cooperativa investe em um permanente trabalho de humanização para possibilitar o equilíbrio entre a máquina e o calor humano, tornando a recuperação dos pacientes mais rápida e menos traumática. Durante todo o ano passado, a Cooperativa realizou uma série de Maratonas com funcionários. O curso permitiu que os colaboradores refletissem valores e revissem conceitos para buscar a melhoria do serviço, de forma rigorosa e profunda.
Transplantes e nascimento dos quíntuplos
Alguns procedimentos realizados no Hospital Unimed JP são considerados históricos para a medicina paraibana. É o caso do nascimento dos quíntuplos e dos transplantes de fígado e de coração. O primeiro transplante de fígado, a maior cirurgia a que um ser humano pode ser submetido, foi realizado em junho de 2004. Até hoje, o Hospital Unimed realizou 33 transplantes de fígado e 6 de coração.
Já o nascimento de quíntuplos ocorreu em setembro de 2003. As crianças, que estão perto de completar seis anos, estão todas saudáveis. Por causa destes êxitos, freqüentemente pacientes de outros estados vêm à Paraíba para serem submetidos a cirurgias de alta complexidade.