• Início
  • Notícias
  • Hospital Unimed JP aumenta cuidados para manter controle de infecções

Notícias

Hospital Unimed JP aumenta cuidados para manter controle de infecções

Publicada em 10/08/2009 às 14h

Hospital Unimed JP adota cuidados para evitar a infecção por gripe suína Hospital Unimed JP adota cuidados para evitar a infecção por gripe suína

O Hospital Unimed JP, que atendeu a um paciente com a Gripe A (H1N1), tem adotado todas as providências recomendadas para garantir a segurança das pessoas internadas na instituição e evitar a contaminação pelo vírus. Com isso, não há motivos para preocupação. 

Até esta segunda-feira (10), apenas um caso de Gripe A foi atendido no Hospital Unimed JP: o professor Eduardo Barros Santos Coelho, de 35 anos, que faleceu às 9h15 de sábado (8), vítima da doença. Ele deu entrada no dia 2 de agosto e encontrava-se na UTI Geral.

A partir do momento em que houve a suspeita de que ele estaria com a Gripe A, foram adotados os cuidados recomendados. Além de mantê-lo em um ambiente isolado e submetido ao tratamento apropriado, os profissionais de saúde que tiveram contato com o professor usaram máscaras, luvas, capotes e álcool em gel.

A infectologista e coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Unimed JP, Helena Germóglio, informou que o paciente deu entrada na instituição no quinto dia da doença, em situação já bastante debilitada.

“Desde o primeiro momento, houve a suspeita de gripe, que não passou despercebida. Foi o primeiro diagnóstico. Encaminhamos o paciente para o Hospital Universitário e exames feitos lá confirmaram a doença. Então, iniciamos o tratamento com os medicamentos determinados pelo Ministério da Saúde”, contou.

A médica acrescenta que o tratamento foi feito à base de antivirais. “O paciente ficou no quarto isolado, mas a doença evoluiu rápido e ele foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva”, relata.

CHANCES DE CURA

De acordo com Helena Germóglio, não há motivo para maiores preocupações com relação à nova gripe. Ela informou que cerca de 99,5 % dos casos são curáveis.

“Por ser uma gripe nova, os infectologistas ainda não sabem como essa doença vai se comportar. Não sabemos explicar ainda porque nesses 0,5% dos casos ocorreu uma evolução tão rápida, principalmente em jovens”, disse.

Para prevenir a doença, a médica recomenda que as pessoas redobrem os cuidados com a higiene pessoal. “Entre outros cuidados, oriento lavar as mãos com bastante água e sabão e usar lenços no momento dos espirros”, informa.

De acordo com a Gerência de Vigilância em Saúde do Estado, já foram notificados 45 casos suspeitos na Paraíba. Deste total, 10 casos foram confirmados e duas pessoas morreram. Outros 14 registros são investigados. Destes, 21 foram descartados.

PALESTRA PARA COOPERADOS

As formas de prevenção e de tratamento do vírus causador da nova gripe, Influenza A (H1N1), serão abordados em palestra nesta quinta-feira (13), às 19h30, no auditório do Hospital Unimed JP. A médica infectologista da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Unimed JP, Helena Germóglio será a ministrante.

A apresentação, que tem como tema “Influenza A – O que precisamos saber?”, é voltada para os médicos cooperados. Para participar, basta ligar para o telefone da Coordenação de Capacitação funcional e confirmar presença. O número é 2106-0205.

A palestra faz parte da programação mensal de atividades da Coordenação de Educação Técnico-Científica, que está ligada à Secretaria de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano.