• Início
  • Notícias
  • Hospital Unimed JP apresentará programas de humanização em simpósio

Notícias

Hospital Unimed JP apresentará programas de humanização em simpósio

Publicada em 14/04/2012 às 07h

Hospital Unimed JP apresentará programas de humanização em simpósio

O Hospital Unimed JP apresentará os programas de humanização "Momento Família" e "Dicas da Cegonha" no simpósio "Cuidados da UTI Neonatal", que será realizado na próxima sexta-feira (20), no auditório do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB). O evento comemorará os dois anos de funcionamento da UTI Neonatal do Hospital Edson Ramalho.

O programa "Momento Família" foi criado no Hospital Unimed JP com o objetivo de aproximar os parentes de bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da instituição. Ele funciona da seguinte forma: duas vezes durante a semana, nas segundas e quartas-feiras, a partir das 16 horas, são abertas as cortinas da janela da UTI, durante 30 minutos, para possibilitar aos familiares que não têm acesso à UTI terem uma visão da Unidade de Terapia Intensiva e dos bebês.

A ideia do "Momento Família" é desmitificar a visão negativa que as pessoas têm da unidade, tranquilizando os familiares do recém-nascido. A entrada dos pais na UTI Neonatal do Hospital Unimed JP é permitida a qualquer momento que desejem ver a criança, e os avôs têm acesso à UTI aos domingos.

Já o "Dicas da Cegonha", que é um curso para pais de primeira viagem, esclarece as dúvidas das futuras mães e seus companheiros sobre a gravidez e transmite conhecimentos práticos para ajudar os pais durantes os cuidados com a criança. Ele é ministrado por enfermeiros e fisioterapeutas do Hospital Unimed JP.

DEBATES

Durante o simpósio "Cuidados da UTI Neonatal" serão debatidos diversos assuntos referentes aos trabalhos na área de saúde na UTI Neonatal, além dos cuidados com a gestante e os bebês.

Entre os temas das palestras, estão "Aspectos éticos na UTIN"; "Políticas de Humanização"; "Novas diretrizes de reanimação"; "Violência e DST em crianças" e "Abordagem à gestante adolescente".

Para participar, os interessados devem comparecer ao Hospital Edson Ramalho, no Jardim Treze de Maio, e entregar dois quilos de alimentos não-perecíveis ou fraldas descartáveis. O simpósio é voltado para médicos, estudantes e profissionais de saúde.

O simpósio "Cuidados na UTI Neonatal" está sendo realizado pelo Hospital Edson Ramalho, através do Centro de Educação Permanente, com o apoio da Unimed JP e da Cooperativa dos Pediatras da Paraíba.

Mais informações podem ser obtidas pelo número 3218-7993.

PROGRAMAÇÃO

Confira abaixo a programação completa do Simpósio "Cuidados na UTI Neonatal".

8h - Cerimônia de abertura

9h - Política de Humanização - Dra. Mércia Fernandes Lira, do Ministério da Saúde

9h30 - Aspectos éticos na unidade neonatal - Dr. Claúdio Orestes, presidente da COOPED-PB e Conselheiro do CRM-PB

10H - Da concepção ao nascimento do RN Sindrômico - Dr. Constantino Geovani, coordenador da residência medica do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).

10h30 - Mesa Redonda: Violência e DST - Dra. Alda Lúcia Santos, infectologista e neonatologista (PB)

-Gestante adolescente - Dra Mariângela Medeiros, PROAMA-PB

-Dependência química x HIV e binômio Mãe-RN - Dra Joana Darc Frade, infectologista, Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).

12h30 - Intervalo para visita as ilhas do conhecimento e serviço de buffet aos participantes do evento

14h - Recém nascidos polimalformados - Dra Sandra Mattos, Hospital Português (PE)

14h30 - Novas diretrizes da reanimação neonatal e transporte Neonatal, Dra Shâmya Rached, coordenadora do PRN-SPP-PB

15h30 - Mesa Redonda : Estimulação Neurosensorial, Dra. Luana de Almeida Falcão, Fisioterapeuta (PB)

-Perfil Fonoaudiológico em UTIN - Dra Ana Maria Cavalcanti, fonoaudióloga (PB)

-Dra. Fernanda Cibely Batista, fonaudióloga (PB)

-Método de pesagem e banho na UTIN, Dra. Emanuela Costa, enfermeira (PB)

-O cateter de PICC na Assistência Neonatal-Dra Elisa Onofre, enfermeira (PB)

- A importância do plantonista do Serviço Social na unidade neonatal, Dra. Luciana Costa (PB)