• Início
  • Notícias
  • Hospital Unimed João Pessoa será iluminado com a cor azul neste sábado

Notícias

Hospital Unimed João Pessoa será iluminado com a cor azul neste sábado

Publicada em 13/11/2009 às 14h

Este já é o 3º ano que o Hospital Unimed JP participa da campanha Este já é o 3º ano que o Hospital Unimed JP participa da campanha

O Hospital Unimed João Pessoa ganhará uma cor especial na noite deste sábado (14), data em que é lembrado o Dia Mundial do Diabetes. A fachada do prédio será toda iluminada com a cor azul. O motivo servirá de alerta para a população sobre os problemas ocasionados pelo diabetes, doença considerada a epidemia do século e um problema de saúde pública.

A cor é uma referência ao símbolo da Organização das Nações Unidas (ONU), que reconheceu, em 2006, o diabetes como uma doença que ameaça a saúde mundial. Este já é o 3º ano que o Hospital Unimed JP participa da campanha. Em 2008, mais de 500 instituições entre públicas e privadas em todo o planeta aderiram à campanha e iluminaram de azul as fachadas de seus prédios.

A iluminação do Hospital não foi à única atividade da Unimed JP alusiva ao Dia Mundial do Diabetes. Desde a última segunda-feira (9), a Cooperativa vem realizando ações de saúde para lembrar a importância da data.

Em parceria com a Sociedade Paraibana de Oftalmologia (SPO), a Unimed JP promoveu aulas em três dias diferentes, no auditório da Cooperativa, para médicos sobre como prevenir a cegueira em pacientes diabéticos. Os ministrantes foram os oftalmologistas Ismênia Machado Matheus, Fernando Gadelha e Débora Pires.

Já na manhã desta sexta-feira (13), as pessoas que passaram pelo Busto de Tamandaré, em Tambaú, puderam verificar gratuitamente a pressão arterial e as taxas de glicemia. No local, também houve a distribuição de material educativo sobre as causas e tratamento do diabetes.

Neste sábado (14), haverá ainda um mutirão de atendimento para diagnosticar a retinopatia diabética. A ação acontecerá das 8h às 12h, no Ginásio de Esportes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e será gratuita e aberta ao público em geral.

SOBRE A DOENÇA

O diabetes mellitus é uma doença crônica de caráter permanente, resultante do mau funcionamento do pâncreas, órgão que reduz ou pára de produzir a insulina, um hormônio responsável pela queima da glicose, que está presente nos alimentos, particularmente nos doces e massas. A doença pode ocorrer por motivos hereditários, familiares, obesidade, gravidez, estresse físico ou emocional, ou ainda por fatores relacionados com a idade. Em alguns casos, não se sabe o motivo.

O diabetes apresenta dois tipos: 1 e 2. O tipo 1 pode surgir logo no início da vida ou se manifestar na fase adulta, mas já foram identificados casos de pessoas que descobriram a doença em idades mais avançadas. Sua característica principal é a incapacidade total do pâncreas de produzir insulina e o paciente precisa tomar insulina todos os dias, permanentemente, para ter uma vida saudável.

O tipo 2 é o mais comum e geralmente se manifesta em idades mais avançadas. Na maioria das vezes, o pâncreas ainda é capaz de produzir um pouco de insulina necessária para a queima da glicose, mas não o suficiente para garantir as funções regulares. Nestes casos, é necessário que o paciente faça uso de medicamentos que irão desempenhar as funções que o pâncreas já não consegue realizar sozinho.