• Início
  • Notícias
  • Hospital Unimed João Pessoa recebe o selo "Amigo do Deficiente"

Notícias

Hospital Unimed João Pessoa recebe o selo "Amigo do Deficiente"

Publicada em 06/12/2007 às 15h49

Aucélio Gusmão, presidente da Unimed JP, e Vinícius Formiga, diretor do Hospital Unimed JP Aucélio Gusmão, presidente da Unimed JP, e Vinícius Formiga, diretor do Hospital Unimed JP

O Hospital Unimed João Pessoa recebeu esta semana o selo “Amigo do Deficiente” concedido a instituições e entidades que contribuem para a inclusão social de portadores de necessidades especiais. A solenidade de entrega foi realizada segunda-feira (3) no auditório do Hospital pela Associação Paraibana dos Deficientes (Aspadef) e pelo Instituto UniGente, idealizadores da comenda.

Durante o evento, o presidente da Unimed JP e do Instituto UniGente, Aucélio Melo de Gusmão, disse que espera que este reconhecimento sirva de exemplo para que outras empresas passem a “abrir caminho para os deficientes”. Aucélio Gusmão entregou o selo ao presidente do Hospital Unimed JP, Vinícius Formiga.

Já a diretora Administrativa da Cooperativa e vice-presidente do UniGente, Tânia Menezes, alertou para a importância da contratação de deficientes e destacou o trabalho desempenhado pela Unimed JP. “Há uma preocupação constante da nossa Cooperativa em inserir esses trabalhadores no mercado de trabalho”, afirmou.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil cerca de 24,5 milhões de portadores de algum tipo de deficiência, o que equivale a 14,5% da população. Entre eles, estima-se que 9 milhões estejam em idade de trabalhar, mas apenas um milhão têm alguma atividade.

RECONHECIMENTO

Além do Hospital Unimed JP, outras 11 empresas que desenvolvem ações de responsabilidade social voltadas para os portadores de necessidades especiais foram homenageadas: Hiper Bompreço, Gráfica Santa Marta, Lojas Maia, Manaíra Shopping, São Braz, Brastex, Curadoria dos Direitos do Cidadão, Funad, Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Prefeitura de João Pessoa e Centro de Atividades Especiais Helena Holanda (CAEHH).

Durante a solenidade, o Instituto UniGente lançou a revista Acessibilidade e apresentou o Projeto PróRampas, que está construindo ou reformando rampas em locais de grande circulação da Capital. Este ano, foram instaladas ou recuperadas 216 rampas. Em 2008, a meta é disponibilizar mais 300.