O Hospital Unimed João Pessoa realizou, das 20h30 de ontem (8) às 4h15 de hoje (9), o 30º transplante de fígado da Paraíba. O procedimento beneficiou o comerciante J.C.C., de 54 anos, de Sapé, que sofria de cirrose hepática. A cirurgia transcorreu bem e o paciente se encontra no momento se recuperando na UTI Pós-Operatório do Hospital Unimed JP.
O doador do órgão foi I.N.S., de 23 anos, que sofreu um tiro de arma de fogo na cabeça e teve a morte encefálica diagnosticada ontem pela equipe da Central de Transplante da Paraíba. O doador morava no Alto do Mateus, em João Pessoa, e deu entrada no Hospital de Emergência e Trauma na segunda-feira (5) em estado grave.
Também foram doados o coração, os rins e as córneas, mas apenas o transplante de fígado foi realizado no Hospital Unimed JP, única instituição da Paraíba autorizada pelo Ministério da Saúde a realizar este tipo de procedimento. A equipe de transplante hepático do Hospital é coordenada pelo cirurgião Cássio Virgílio de Oliveira.
CAMPANHA DE DOAÇÃO
A Central de Transplantes da Paraíba está realizando desde o dia 31 de outubro, em hospitais de João Pessoa, uma campanha de incentivo à doação de órgãos humanos. Este ano, o número de doadores caiu enquanto a lista de espera está aumentando. Segundo a Central de Transplantes, mais de 200 pessoas esperam por um órgão na Paraíba.
Uma pessoa com diagnóstico de morte encefálica pode salvar várias vidas, caso seja feita a doação. Mas, por falta de informação, as doações acabam não sendo autorizadas pelos familiares das vítimas.
Atualmente, são realizados na Paraíba transplantes de fígado, coração, rins e córneas. Em outros estados, também são transplantados pâncreas, intestino, ossos e pulmões. Referência em procedimentos de alta complexidade, o Hospital Unimed João Pessoa foi o único, até hoje, a realizar transplantes de fígado e de coração na Paraíba.