Imagine o que seria da Paraíba se não houvesse uma instituição com o padrão de qualidade do Hospital Unimed João Pessoa? Difícil pensar nessa possibilidade, não é? Há exatos 12 anos, no dia 7 de abril de 1999, o Estado dava mais um passo na oferta de assistência à população, no que diz respeito à saúde, com a inauguração do Hospital Unimed JP, na Capital. Desde então, a medicina da Paraíba entrou em uma nova fase, particularmente com a realização de procedimentos de alta complexidade.
A Unimed JP celebra esses 12 anos investindo sempre em melhorias no atendimento, acumulando histórias de superação e de respeito à vida. Foi lá que a Paraíba comemorou o nascimento de quíntuplos, em 2003, um caso raro em todo o mundo. Os cinco bebês estão todos saudáveis. A estrutura do Hospital foi fundamental para o sucesso do procedimento, considerado de alta complexidade.
Também graças à instituição, a Paraíba passou a realizar transplantes de fígado e de coração, cirurgias delicadas que prescindem de uma rigorosa estrutura física com padrão de qualidade e de uma capacitada equipe médica. Desde 2004, quando passou a realizar os transplantes, o Hospital já efetuou 60 de fígado e 7 de coração. Em 2009, a instituição também passou a transplantar rins. Até hoje, foram 10 procedimentos.
BUSCA POR QUALIDADE
O pioneirismo e os resultados obtidos a cada procedimento médico, o aparato tecnológico e o trabalho de humanização no tratamento com os pacientes são os pilares da credibilidade de uma instituição que vem se firmando junto à sociedade. Mas, a busca por melhoria é permanente. No ano passado, o Hospital conquistou o certificado de Acreditação Hospitalar, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). É o único do Estado a ter este título, que atesta a qualidade dos serviços prestados.
De forma voluntária, o Hospital Unimed JP se submeteu a um rigoroso processo de avaliação da ONA, que culminou com conquista do certificado no dia 10 de dezembro do ano passado. A Acreditação dá a certeza de que a unidade hospitalar pode ser considerada um local que está sempre preocupado com a segurança dos seus pacientes e colaboradores, efetuando um rigoroso trabalho de prevenção e tratamento dos riscos.
Para se submeter à avaliação foi necessário traçar um caminho de mudanças contínuas, que refletem diretamente na melhoria do atendimento a seus clientes. O criterioso planejamento que culminou na notificação da unidade hospitalar em nível 1 significa que a instituição de saúde acompanha permanentemente o desempenho de seus processos, incluindo as atividades de cuidado direto aos clientes e as de natureza administrativa, a exemplo da identificação dos profissionais, manuseio de medicamentos e materiais, entre outros.
ESTRUTURA
O Hospital Unimed JP conta com 230 leitos distribuídos nos serviços de Maternidade, Centro de Terapia Intensiva (CTI) e um Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), equipado com o que existe de mais atual na área de exames radiológicos. Somente o CTI do Hospital inclui cinco UTIs: Neonatal, Pediátrica, Adulto, Pós-Operatório e Coronariana. Há de se destacar também o moderno Centro Cirúrgico, que conta com a única Unidade de Recuperação Pós-Anestésica (U.R.P.A.), única da rede hospitalar privada paraibana.
O Hospital disponibiliza, ainda, um Pronto Atendimento (PA) com os serviços de clínica médica e cirúrgica, pediatria, ginecologia, obstetrícia, neurocirurgia, neuropediatria, urologia, bucomaxilo, traumatologia e ortopedia.
No apoio operacional estão a nutrição e dietética, lavanderia, central de gases, farmácia, central de esterilização, área administrativa, centro ecumênico e um grande e moderno Centro de Estudos. A estrutura de apoio ao cliente inclui, ainda, lanchonete e agências bancárias. A equipe do Hospital Unimed JP é composta por mais de 1,5 mil profissionais.
CONTROLE DE INFECÇÃO
Na segurança dos pacientes, uma questão é tratada com atenção ainda mais especial: a infecção hospitalar. O Hospital Unimed JP dispõe de uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) atuante, cumprindo todas as normas para combater e controlar as infecções, mantendo a unidade dentro dos padrões de qualidade.
Para um hospital que está atravessando a segunda década de funcionamento, comemorar 12 anos de fundação é celebrar a construção de uma história firmada em defesa da vida, e que ainda será preenchida por muitos capítulos de sucesso.