O Hospital Unimed JP foi aprovado em avaliação de manutenção do certificado de Acreditação Hospitalar, que reconhece a qualidade dos serviços prestados na instituição. A divulgação ocorreu nesta sexta-feira (15) após visita de dois dias de uma equipe técnica do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) - instituição certificadora associada à Organização Nacional de Acreditação (ONA) -, que esteve no Hospital para verificar se vem sendo mantido o padrão exigido para manter o certificado.
A avaliação ocorreu seis meses após a última visita. A equipe do IQG confirmou a manutenção das ações preventivas que possibilitam segurança e qualidade para os clientes, médicos e funcionários, conforme preconiza o certificado da Acreditação - nível 1.
Além disso, os técnicos apontaram, em reunião com a diretoria do Hospital na tarde desta sexta, um amadurecimento e evolução significativas nos processos relacionados à assistência ao paciente. \"Percebemos também um grande envolvimento da alta gestão no processo de qualidade. Isso é um diferencial que, com certeza, vai contribuir para que a instituição consiga obter o nível 2 e 3 da Acreditação\", enfatizou Andréia Santos Santana, uma das técnicas do IQG.
Segundo o diretor do Hospital Unimed JP, Hércules Trindade, a Acreditação possibilita que a instituição possa aperfeiçoar seus processos para oferecer mais qualidade para o cliente. Para o diretor assistencial, Emerson Medeiros, apostar na Acreditação é apostar na qualidade.
Na Paraíba, apenas o Hospital Unimed JP tem a Acreditação, que é um certificado de qualidade criteriosamente concedido pela ONA. Prova disso é que as instituições que o obtêm passam por avaliações regulares. As que não conseguem manter o padrão perdem o título.
QUALIDADE
O certificado de Acreditação Hospitalar garante muito mais do que um bom produto. Seu foco é a qualidade dos serviços, segurança e a preservação da vida. O produto final deste processo é a certificação hospitalar, um selo de qualidade cujo maior benefício é a melhora nos serviços de saúde, com diminuição significativa de riscos para o paciente.
A Acreditação transmite, para a população, a preocupação da instituição com a qualidade dos serviços e, para os profissionais, a preocupação com os processos. A certificação indica que a instituição segue uma padronização e prima pela qualidade em tudo o que faz, para evitar que ocorra algum dano ao paciente.
Para conseguir a certificação, o hospital deve seguir rígidos padrões de qualidade. Esses padrões refletem diretamente no atendimento, garantindo a segurança do paciente - que envolve evitar os mais diversos problemas, como, por exemplo, cirurgias erradas, erro de medicação, infecção hospitalar, erro de diagnósticos, entre outros problemas que podem, inclusive, causar morte. O hospital que não tem certificação corre o risco de não atender aos padrões de segurança, podendo comprometer a saúde do paciente.
ESTRUTURA
A Acreditação hospitalar é um processo que envolve toda a estrutura de uma instituição de saúde: hospital, clínica, ambulatório ou laboratório, desde a alta direção até a equipe de zeladoria, incluindo médicos, enfermeiros, instrumentadores, fornecedores e colaboradores. Este processo basicamente promove uma mudança na gestão do hospital. Os critérios de gestão envolvem questões de segurança física, equipamentos, treinamento da equipe interna e segurança assistencial voltada exclusivamente para a garantia da segurança do paciente.
Depois de colocar em prática os protocolos estabelecidos pelos manuais de acreditação, essa desorganização dá lugar à melhora na qualidade de vida e de trabalho das equipes multiprofissionais do Hospital.
PROCESSO CONTÍNUO E VOLUNTÁRIO
O grande diferencial da Acreditação é entender a expectativa dos pacientes. Essa expectativa está ligada ao resultado do tratamento. Assim a avaliação é sistêmica. O modelo de certificação entende a interdependência entre as várias ações no processo assistencial e avalia todas as áreas do hospital.
Segundo a Organização Nacional de Acreditação (ONA), a principal vantagem de uma instituição de saúde acreditada está no processo de melhoria contínua da qualidade assistencial.
O processo é voluntário. Ou seja, a iniciativa de conquistar a Acreditação parte de cada instituição de saúde. Nenhuma é obrigada a ter a Acreditação. O empenho do Hospital Unimed JP em consegui-la e mantê-la, portanto, é mais uma prova do esforço de atender sempre da melhor forma os clientes e de garantir um ambiente de trabalho adequado para os médicos e funcionários.