• Início
  • Notícias
  • Hospital Unimed desenvolve trabalho contínuo para controle de infecções

Notícias

Hospital Unimed desenvolve trabalho contínuo para controle de infecções

Publicada em 06/07/2011 às 00h

Hospital apresenta um dos menores índices de infecção do Nordeste Hospital apresenta um dos menores índices de infecção do Nordeste

No Hospital Unimed JP, o trabalho para o controle da infecção hospitalar é contínuo. Por isso, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar existe desde o momento da criação do Hospital. Ele é responsável pela elaboração, implementação e supervisão de normas e rotinas técnico-operacionais para controle deste problema. O trabalho desenvolvido por esta equipe é baseado em recomendações do Centro de Controle de Doença (CDC), em Atlanta, nos Estados Unidos, uma referência na área.

Aliado a esse trabalho, a estrutura física do Hospital foi projetada para prevenir e dificultar o aparecimento das infecções. O sistema de ventilação, por exemplo, é provido de recursos que impedem a circulação de ar contaminado, e o transporte de material contaminado não circula no mesmo fluxo de material limpo.

Consequência desta preocupação do Hospital Unimed JP é o baixo índice de infecção hospitalar. A instituição apresenta um dos menores índices do Nordeste entre os hospitais com as mesmas características de atendimento. Em 2010, por exemplo, a taxa de infecção em cirurgias limpas foi de 0,4%. O número está bem abaixo das taxas indicativas aceitáveis pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), que são de 5% para padrões brasileiros e de 1,5%, em nível internacional.

Mesmo contando com uma equipe específica que trabalha para controlar as infecções hospitalares, é necessário que todos que frequentem o Hospital cumpram as normas implementadas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar para que se possa obter um trabalho efetivamente positivo.

HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

O princípio básico do controle das infecções hospitalares é a higienização das mãos. Ao entrar no interior do Hospital, os profissionais, os clientes e os visitantes são orientados a manter a higiene das mãos, mesmo que não venham a tocar em algum paciente. A mesma higiene deve ser feita antes de sair da instituição. 

A coordenadora do SCIH do Hospital Unimed JP, Helena Germóglio, explica que a primeira higiene deve ser feita com água e sabão. Logo após, é necessário dá um reforço e higienizar com álcool em gel, que é disponibilizado em recipientes fixados em todos os andares do Hospital Unimed JP.

Além disso, outras atitudes podem contribuir com o controle de infecções, como por exemplo, só utilizar lençóis, toalhas e roupas, no caso dos pacientes, que forem entregues pelo Hospital Unimed JP. Isso porque as peças que compõem o vestuário do Hospital sofrem um processo rigoroso de desinfecção, sendo impossível reproduzir estas condições em casa. Deixar flores nos apartamentos pode aumentar os riscos de infecção hospitalar, além disso, elas podem favorecer o surgimento de alergias.