Esforço recompensado: equipe do Hospital comemora conquista
Profissionais qualificados, equipamentos de ponta, estrutura completa de Unidade de Terapia Intensiva e um atendimento que prioriza o contato humano. Essas características, que demonstram o compromisso em oferecer um serviço de qualidade, são decisivas para uma pessoa escolher qual hospital procurar sempre que precisar, segundo levantamentos de instituições internacionais que atuam para ajudar organizações de saúde a promover qualidade no atendimento aos pacientes, utilizando práticas de gestão mais transparentes e seguras. Na Paraíba, o Hospital Unimed JP busca colocar em prática o que pregam as instituições que são referência na área, consolidando-se, cada vez mais, em virtude do pioneirismo e do sempre atualizado aparato tecnológico.
Com estrutura composta por equipamentos de ponta, 252 leitos, maternidade, completo Centro de Terapia Intensiva, Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), moderno Centro Cirúrgico que conta com a única Unidade de Recuperação Pós-Anestésica (U.R.P.A.) da rede hospitalar privada paraibana e mais de 1,5 mil profissionais, o Hospital Unimed JP realiza cerca de mil internações, 800 cirurgias sendo 300 de alta complexidade e 120 partos todo mês.
Além disso, é escolhido, mensalmente, por mais de 10 mil pessoas que precisam de atendimento de urgência. O Hospital é, também, a única instituição autorizada pelo Ministério da Saúde a realizar transplantes de coração, fígado, rins e conjugado (rins e pâncreas, simultaneamente). Detém o título de pioneiro no Estado na realização destes transplantes.
Manter uma estrutura de tamanha complexidade funcionando com qualidade é um desafio constante. Mas isso vem sendo conseguido. A procura dos clientes e as autorizações concedidas pelo Ministério da Saúde nada mais são do que um reconhecimento do alto padrão oferecido e colocam o Hospital Unimed JP entre os melhores do Norte-Nordeste. Porém, essa posição não é motivo para acomodação. Ao contrário, o Hospital investe sempre para melhorar o atendimento prestado.
E foi na busca de ampliar essa qualidade que a instituição estabeleceu mais um marco na rede hospitalar privada da Paraíba. Na última sexta-feira, o Hospital Unimed JP recebeu a certificação de Acreditação Hospitalar, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O anúncio da concessão do certificado - que pode ser comparado ao ISO, muito comum nas indústrias - foi feito pelas avaliadoras do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), instituição certificadora associada à ONA, para a Diretoria Executiva da Unimed JP.
Nenhum hospital é obrigado a buscar a Acreditação Hospitalar. Trata-se de um processo voluntário. A decisão do Hospital Unimed JP em conquistá-la mostra o empenho em aumentar, cada vez mais, a qualidade do atendimento.
TRABALHO CRITERIOSO
Aucélio Gusmão: presidente da Unimed JP
O Hospital Unimed JP deu início ao processo para obtenção do certificado de Hospital Acreditado em 2008. Após dois anos de adaptações, planejamentos e uma série de avaliações e auditorias, os serviços oferecidos e a estrutura disponibilizada foram considerados compatíveis com os padrões definidos pela ONA.
“A conquista comprova a preocupação da Unimed João Pessoa em oferecer uma assistência cada vez mais pautada pela qualidade, tanto como plano de saúde quanto em atendimento hospitalar”, afirmou o presidente da cooperativa, Aucélio Melo de Gusmão. A declaração é complementada pelo diretor do Hospital Unimed JP, Fábio Rocha. “O processo, embora voluntário, não é fácil. Nós só conquistamos esse selo de qualidade porque conseguimos atingir um alto nível de prestação de serviço”, comemora.
O certificado de Acreditação Hospitalar é concedido com muito critério. Dos cerca de seis mil hospitais do Brasil, apenas 131 são acreditados. Destes, somente 10 estão na Região Nordeste e outros 10 fazem parte do Sistema Unimed. Na Paraíba, só o Hospital Unimed JP tem a certificação (confira a relação dos hospitais acreditados, clicando na imagem ao lado).
MUDANÇAS
Para conquistar a certificação de Acreditação Hospitalar, uma série de mudanças foi implementada no Hospital Unimed JP. Uma das primeiras ocorreu no Pronto Atendimento (P.A.), setor de urgência e emergência da instituição. Em março de 2009, o atendimento neste local passou a ser feito através do Sistema de Classificação de Riscos. Este método prioriza a assistência de acordo com a gravidade de cada caso.
Quando dão entrada no PA, os pacientes são divididos em quatro grupos, identificados por cores: vermelha (quando é necessário um atendimento imediato), amarela (atendimento relativamente rápido), verde (paciente que necessita de observação para definição do diagnóstico e internação) e azul (destinada aos casos mais simples). A mudança garantiu a satisfação dos clientes porque agilizou o serviço, apesar de se verificar um aumento na procura a cada ano.
Classificação de Riscos agilizou assistência no Pronto Atendimento
Duas outras medidas também ajudaram o Hospital a organizar melhor as atividades, de acordo com o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar: a identificação padronizada dos profissionais que trabalham na instituição e a adoção de protocolos. Enquanto a primeira aumentou a humanização na assistência, a segunda propiciou maior agilidade no atendimento. Os protocolos são as normas que devem ser seguidas pelos profissionais e englobam as atividades desempenhadas por cada setor. Eles buscam garantir uma forma padronizada de realizar as atividades relacionadas aos clientes e, com isso, a possibilidade de erros que podem ser gerados quando o serviço não é padronizado são minimizadas. Nenhum detalhe é ignorado. Os protocolos estabelecem, por exemplo, desde a forma mais segura de administrar os medicamentos até a maneira de abordar o cliente e seus familiares.
ADEQUAÇÕES
Nesses dois anos de preparação para receber a certificação de Acreditação, o Hospital realizou, ainda, adequações nas áreas de recebimento e estocagem de gêneros alimentícios e na Central de Material Esterilizável; definiu rotas de fuga; organizou o fluxo de distribuição de medicamentos; implantou a Farmácia Clínica; e inaugurou a Unidade de Recuperação Pós-Anestésica, considerada a mais completa de João Pessoa e a única da rede privada especializada em pós-cirurgia.
E mais mudanças estão por vir, até porque o hospital pretende conquistar os outros dois níveis da certificação. “A Acreditação é um processo permanente, que não aceita retrocesso. Por isso, estamos sempre analisando nossas atividades e planejando ações que visem melhorar, ainda mais, a qualidade dos nossos serviços”, explicou o gestor assistencial do Hospital Unimed JP, José Calixto da Silva Filho. “Tudo baseado na nossa política de excelência”, finalizou José Calixto.
BENEFÍCIOS
As mudanças realizadas no Hospital Unimed JP para obtenção da certificação aumentaram, por exemplo, a segurança dos clientes e familiares e estão proporcionando mais agilidade no atendimento.
Os funcionários e médicos, que são agentes primordiais no bom funcionamento da instituição, também foram beneficiados. Como as mudanças e atividades foram realizadas de acordo com um padrão, houve uma integração entre os setores e, claro, um maior comprometimento de todos, com uma diminuição de riscos. A padronização também torna, com o tempo, mais simples e, consequentemente, mais ágil a realização de qualquer procedimento.
A medicina e a saúde paraibanas também ganham com o novo marco conquistado pelo Hospital Unimed JP. A melhoria da assistência prestada pela instituição provocará avanços neste setor no Estado, já que os outros hospitais se sentirão “obrigados” a focar a qualidade do atendimento sob pena de perderem clientes. Assim, ganham as instituições de saúde do Estado, os profissionais que passam a dispor de melhores equipamentos para execução do trabalho e, principalmente, as pessoas que precisam utilizar os serviços.