O Hospital Unimed JP foi a instituição brasileira que mais aumentou, em termos percentuais, o número de realização de transplantes de fígado em 2010. De janeiro a junho deste ano, foram dez cirurgias, um crescimento de 500% em relação aos dois procedimentos realizados no mesmo período do ano passado.
Os dados foram repassados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que também confirmou um aumento de 389,5% no número de doadores de órgãos na Paraíba. O Estado passou de 1,9 doador efetivo para cada milhão de habitantes, em 2008, para 9,3 doadores, no primeiro semestre deste ano. A taxa já se aproxima da nacional, que é de 10,1 para cada milhão de habitantes.
Na prática, esse crescimento demonstra a qualidade dos equipamentos, da equipe multiprofissional e da estrutura do Hospital Unimed JP, especialmente preparada para este tipo de procedimento.
Além disso, segundo o cirurgião Cássio Virgílio, chefe da equipe transplantadora de fígado na Paraíba e cooperado da Unimed JP, o aumento reflete diretamente na melhoria da assistência em outras instituições hospitalares do Estado, que precisam investir em mudanças constantes para acompanhar os avanços da Medicina. “Com isso, ganha a saúde no Estado e as pessoas que precisam utilizar seus serviços”, enfatizou. Com a realização de transplantes na Paraíba, as pessoas não precisam mais se deslocar para outros estados, como eram obrigados a fazer anos atrás.
O transplante de fígado é a maior cirurgia a que um ser humano pode ser submetido. Realizado, com sucesso, pela primeira vez no Brasil em setembro de 1985, chegou a ser feito no Estado em junho de 2004. De lá para cá, foram realizados 61 transplantes deste órgão. Todos no Hospital Unimed JP, única instituição autorizada pelo Ministério da Saúde a realizar esse tipo de procedimento na Paraíba.
INFRAESTRUTURA ESPECÍFICA
O Hospital também está habilitado a realizar transplantes de coração, rim e conjugado (cirurgia simultânea de pâncreas e rim). Para a realização destes procedimentos de alta complexidade, que já passam de mais de 75 cirurgias, a instituição conta com equipamentos de ponta e infraestrutura específica, como centro cirúrgico equipado com monitores que possibilitam a retirada e o transplante dos órgãos simultaneamente e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com leitos adultos e pediátricos, destinados exclusivamente para os clientes pós-transplante. Todos regidos pelas normas do Sistema Nacional de Transplante (SNT).
Aliada a todo o aparato tecnológico, existe uma equipe multiprofissional, formada por 15 profissionais especialistas no assunto. Eles fazem parte da Comissão Intra-Hospitalar de Transplante e Doação de Órgãos e Tecidos do Hospital Unimed JP (CIHDOTT), criada no dia 14 de maio de 2008.