• Início
  • Notícias
  • Hospital segue condutas para garantir segurança do paciente na alta

Notícias

Hospital segue condutas para garantir segurança do paciente na alta

Publicada em 28/07/2016 às 07h

A alta Segura faz parte das políticas de qualidade no atendimento A alta Segura faz parte das políticas de qualidade no atendimento

Muita gente não imagina a importância da alta hospitalar, como se chega à conclusão de que é hora de liberar a pessoa para ir para casa e quais os cuidados necessários para tomar essa decisão. Mas, ela é concedida com bastante critério para garantir a segurança e a saúde do paciente.

No Hospital Alberto Urquiza Wanderley, é adotado um conjunto de ações chamado Alta Segura. São normas, protocolos e diretrizes que auxiliam a determinar o melhor momento de liberar a pessoa para ir para casa.

Para cada paciente que dá entrada no Hospital Alberto Urquiza, são elaborados um plano e um projeto terapêuticos, de acordo com as especificidades individuais. Neles, estão previstas as condutas que cada um necessita, para que fique no hospital o tempo necessário para o seu tratamento.

O Plano Terapêutico é elaborado pelo médico que acompanha o paciente. Ele é viabilizado pelo Projeto Terapêutico que, por sua vez, é desenvolvido e executado pela equipe multidisciplinar. Caso haja necessidade de maior permanência, ambos poderão ser alterados.

 

HORA DE IR PARA CASA

Para se ter ideia da organização, no momento em que o paciente dá entrada no hospital, já tem uma perspectiva de quando receberá a alta, que fica sempre programada para ocorrer até as 11 horas.

Um exemplo desta programação é o parto, quando normalmente mãe e bebê ficam 48 horas em observação hospitalar. Assim como neste caso, as demais cirurgias e internações já têm um tempo estimado de internação, podendo variar dependendo da complexidade de cada caso.

Essa rotina, que é uma prática comum nos grandes hospitais, traz mais comodidade para toda a família, que pode se programar desde o inícioo momento de ir para casa. Após receber alta às 11h, o paciente tem a tolerância de uma hora para organizar a saída.

Quando todas as questões relacionadas à internação estiverem resolvidas, o acompanhante do paciente deve se dirigir ao posto de enfermagem para comunicar a saída. Um profissional dessa equipe acompanhará a família até a porta do hospital.

 

ACREDITAÇÃO

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley é o único privado da Paraíba com Acreditação Plena Nível 2, um certificado de qualidade da rede hospitalar. A Alta Segura integra as condutas que contribuem para essa conquista.