Além de seis Unidades de Terapia Intensiva e equipamentos de ponta, que são referência no Estado, o Hospital Unimed JP oferecerá, ainda, uma unidade completa para recuperação dos clientes que se submetem a cirurgias no local. É a Unidade de Recuperação Pós-Anestésica (U.R.P.A.) da instituição, que começará a funcionar no dia primeiro de novembro, dentro do Bloco Cirúrgico.
A estrutura, considerada a mais completa da Capital e a única da rede privada especializada em pós-cirurgia, atende às regulamentações da Resolução nº 1.363/93 do Conselho Federal de Medicina. Ela será formada por oito leitos, com recursos necessários de monitorizarão (oxímetro de pulso, monitor cardíaco e de pressão arterial invasiva e não invasiva; entre outros equipamentos de maior complexidade).
Na Unidade, haverá uma equipe multidisciplinar durante 24 horas por dia, que acompanhará a recuperação do paciente, desde os efeitos da anestesia até que os seus sinais vitais e as suas funções motoras retornem aos níveis normais.
A U.R.P.A. reduzirá, ainda, possíveis acidentes e, consequentemente, os riscos de mortalidade pós-anestésica e pós-operatória. A Unidade também facilitará o trabalho de rotina nas unidades de internações e garantirá maior segurança ao paciente e a seus familiares.
Seu funcionamento também refletirá diretamente na melhoria da assistência em outras instituições hospitalares do Estado, que precisarão investir em mudanças constantes para acompanhar os avanços da Medicina. Com isso, ganhará a saúde no Estado e as pessoas que precisam utilizar os serviços.
A abertura da Unidade de Recuperação Pós-Anestésica faz parte de uma série de ações de mudanças que estão sendo implementadas no Hospital Unimed JP, desde 2008, para obtenção da certificação de Acreditação Hospitalar. Concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), a certificação reconhece a implantação de métodos de gestão focados na melhoria da qualidade da assistência aos pacientes e aos usuários dos serviços de saúde.
ESTRUTURA À DISPOSIÇÃO
Para que todos os recursos da Unidade sejam utilizados por completo, de acordo com as necessidades do cliente internado, foi apresentada a estrutura da U.R.P.A. a todos os médicos cooperados e coordenadores médicos da Unimed JP. Por medidas de segurança, a apresentação foi feita através de um vídeo, durante uma solenidade realizada às 18h de sexta-feira, no auditório do Hospital.
“A área funcionará como um espaço de transição da cirurgia e anestesia para a recuperação total do cliente. Sua implantação mostra, mais do que um objetivo de gestão, um compromisso do Hospital com o bem-estar das pessoas que nos procuram”, atestou o presidente da Unimed JP, Aucélio Melo de Gusmão, que coordenou a cerimônia.
Segundo o diretor do Hospital, Fábio Rocha, a Unidade também inicia uma nova fase na Medicina paraibana, focada na segurança e no atendimento de qualidade. “Para nós, é mais uma mudança para ajudar o Hospital a conquistar a certificação de Acreditação Hospitalar; para os clientes, é mais segurança, conforto e satisfação”, complementou.