O Hospital Unimed João Pessoa iniciou na última segunda-feira (5) uma campanha de sensibilização de médicos e colaboradores sobre a importância da higienização correta das mãos. A ação segue até o dia 15 de setembro e pretende mobilizar todo o corpo clínico da instituição. A organização é do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).
De acordo com o SCIH, a ação segue a orientação da Portaria 2.616/98 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que classifica a lavagem das mãos como a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares.
“Essa campanha é importante porque esclarece junto aos colaboradores o método de higienização das mãos, que é o meio mais singular de prevenção de infecções nos serviços de saúde, porque se traduz através de uma medida simples, fácil, barata e de eficácia comprovada cientificamente”, explicou a infectologista e coordenadora médica do SCIH, Helena Germóglio.
LAVAGEM CORRETA
A equipe do SCIH tem visitado todos os setores assistenciais do Hospital Unimed JP e apresentado uma dinâmica educativa de higienização correta das mãos. Com os olhos vendados, os colaboradores utilizam tinta guache no lugar da água durante a realização da limpeza e, somente no final, percebem os locais que deixaram de ser higienizados.
“A técnica é eficaz e tem ajudado os colaboradores a realizarem o procedimento de higienização das mãos corretamente”, disse a enfermeira do SCIH, Thereza Sybelle.
Colaboradores das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Berçário e Apoio ao Recém Nascido já participaram da campanha. ia de imagens da ação.
ALTO RISCO
De acordo com o Ministério da Saúde, a infecção hospitalar é resultante da interação entre os micro-organismos, sua fonte de transmissão e o hospedeiro. Em outras palavras, ela depende da quantidade de micro-organismos que atinge o indivíduo da capacidade deste germe em causar infecção, do seu modo de transmissão e da resistência imunológica do paciente.
Os micro-organismos, causadores de infecções, podem ser transmitidos de pessoa para pessoa, especialmente pelas mãos. Daí a importância da higienização das mãos. Há também outras maneiras de transmissão: através da água e alimentos contaminados; das gotículas que saem da boca quando falamos; ou pelo ar, quando respiramos pó e poeira que contêm micro-organismos.