• Início
  • Notícias
  • Hospital implanta projeto para aproximar parentes de bebês em UTI

Notícias

Hospital implanta projeto para aproximar parentes de bebês em UTI

Publicada em 29/07/2011 às 00h

Aposentada Maria Alves Maia conseguiu ver seus dois netos pela primeira vez Aposentada Maria Alves Maia conseguiu ver seus dois netos pela primeira vez

Aproximar os parentes de bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. Com esse objetivo, o Hospital Unimed JP dará início a mais um projeto de Humanização. É o “Momento Família”, uma oportunidade para todos os parentes que não têm acesso à UTI conseguirem ver o recém-nascido.

O “Momento Família” funcionará da seguinte forma: duas vezes durante a semana, nas segundas e quartas-feiras, a partir das 16 horas, serão abertas as cortinas da janela da UTI, durante 30 minutos, que possibilitará aos familiares terem uma visão da Unidade de Terapia Intensiva e dos bebês. Com o objetivo de proporcionar um ambiente mais harmonizado, alegre e agradável, foram fixados adesivos com desenhos infantis no vidro que permite a visão da UTI.

Para a coordenadora da UTI Neonatal, Janine Valença Alencar do Nascimento, a ideia do projeto é desmitificar a visão negativa que as pessoas têm da unidade, tranquilizando os familiares do recém-nascido.

O Hospital Unimed JP é o único da Paraíba que permite a visita dos avôs na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Já os pais têm acesso à unidade a qualquer momento que desejarem.

DIMUNINDO A ANSIEDADE

A aposentada Maria Alves Maia, 63 anos, que está com dois netos internados na UTI desde a última terça-feira - quando nasceram e foram encaminhados para a unidade -, teve a primeira oportunidade de ver as crianças.

Apesar do programa está previsto para entrar em vigor a partir da próxima segunda-feira (1), ontem uma equipe de funcionários estava realizando os últimos ajustes na janela e a aposentada aproveitou para ver os netos pela primeira vez. “É muito bom vê-los, diminui nossa ansiedade e a gente fica com outra ideia de UTI”.

HUMANIZAÇÃO

Somar o comportamento ético e o arsenal técnico-científico aos cuidados com as necessidades existenciais dos pacientes. Na área da saúde, cada vez mais tem sido buscado este equilíbrio no atendimento. É a humanização, um processo irreversível discutido no mundo inteiro.

De acordo com pesquisas, os benefícios da humanização na recuperação de um paciente são enormes. Uma acolhida adequada, por exemplo, contribui com o restabelecimento da saúde, diminuindo o sofrimento e possibilitando que a pessoa que se encontra em hospital para tratamento de doença volte mais rápido para sua casa.

Por conta disso, a Unimed JP implementou há mais de cinco anos um Programa de Humanização, que tem colocada em prática uma série de projetos, além de realizar, periodicamente, capacitações na área para funcionários e cooperados.