Os bebês internados na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin) e na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do Hospital Alberto Urquiza Wanderley ganharam uma comemoração junina. Eles foram “arrumados” como “matutos” e “matutas” e “posaram” para um book fotográfico.
A iniciativa, que faz parte das ações humanização do hospital, encantou familiares e os profissionais que trabalham nas unidades, que também foram decoradas com enfeites juninos.
A coordenadora médica da Ucin, Shamya Lewys Saad Rached, explicou que nas datas comemorativas são realizadas essas ações com a finalidade de tornar o ambiente mais leve e acolhedor. “Se os bebês estivessem em casa, estariam vivenciando esse momento com suas famílias, fazendo fotos. Então, queremos proporcionar essa mesma experiência, com todo o cuidado e segurança, no ambiente hospitalar”, disse.
Além de criar um clima de acolhimento e leveza que tranquiliza os pais, as ações de humanização também beneficiam os profissionais de saúde. “A equipe fica feliz por ver a felicidade dos pais”, ressaltou Shamya Rached. “O hospital não é só doença e sofrimento. Mesmo dentro de um momento que seria de tristeza, podemos trazer felicidade”, pontuou.
A Ucin é uma unidade semi-intensiva que atende recém-nascidos com risco médio de complicações e que necessitam de assistência contínua. Já a Utin recebe bebês que precisam de tratamento intensivo, como os nascidos prematuros.