O Hospital Unimed JP promoverá, na próxima terça-feira (28), uma campanha de incentivo à amamentação e à doação de leite materno. A iniciativa – que faz parte das atividades da Semana Estadual de Doação de Leite – será realizada das 8h às 16h30, no auditório do Hospital.
Durante o evento, a médica pediatra, Tâmara Xavier Borba, ministrará a palestra “Por que amamentar de forma exclusiva”. A programação inclui, ainda, uma palestra com nutricionista, depoimentos de mães doadoras e receptoras de leite e a apresentação da prática de ordenha (veja programação completa abaixo).
No Hospital, a campanha está sendo promovida pelo Posto de Coleta de Leite Humano. Formado por uma equipe multidisciplinar, o posto coleta o leite doado e, em seguida, encaminha para o Banco de Leite Anita Cabral. Lá, elas são pasteurizadas e passam por todos os procedimentos de higiene e segurança antes de serem destinadas aos recém-nascidos.
A Semana Estadual de Doação de Leite Materno, aprovada pela Lei 9.956 de 11 de janeiro de 2013, tem como objetivo principal a divulgação da estratégia dos Bancos de Leite Humano pelos diversos setores da sociedade. Durante a iniciativa, a Rede de Bancos de Leite do Estado, com seus seis bancos de leite e 16 postos de coleta, realizam atividades para incentivar a doação.
PROGRAMAÇÃO
Confira, abaixo, a programação completa da campanha:
8h: Entrega de convite e kits (doadoras) para as puérperas da maternidade
14h: Abertura oficial, com a participação do Grupo Menestreis da Tarde
14h30: Depoimento das doadoras e receptoras
15h: Palestra “Por que amamentar de forma exclusiva”. Ministrante: Tâmara Xavier Borba
15h15: Coffee break
15h30: Palestra com nutricionista
16h: Apresentação da prática de ordenha
16h30: Encerramento
NÚMERO DAS DOAÇÕES
Anualmente, o Brasil coleta mais de 160 mil litros de leite humano pasteurizado com qualidade certificada, que são distribuídos a mais de 175 mil recém-nascidos. Em 2013, aproximadamente 46 mil litros foram coletados e entregues à cerca de 50 mil crianças.
Na Paraíba, o Banco de Leite Anita Cabral coletou mais de 4 mil litros de leite materno. O número de doadoras foi superior a 4.300 e mais de 7 mil recém-nascidos foram beneficiados com leite humano.
O leite humano ajuda a garantir boa qualidade de vida aos bebês, além de contribuir na redução da mortalidade infantil. O alimento é oferecido às crianças com risco extremo, prematuros com baixo peso, com problemas no sistema imunológico ou quando por algum motivo a criança não pode ser amamentada pela mãe.
ORIENTAÇÕES
Algumas mulheres quando estão amamentando produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras de um Banco de Leite Humano.
De acordo com a legislação que regulamenta o funcionamento dos Bancos de Leite no Brasil (RDC Nº 171), a doadora, além de apresentar excesso de leite, deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente. Veja algumas orientações abaixo:
Como preparar o frasco para coletar o leite humano?
- Escolha um frasco de vidro com tampa plástica, pode ser de café solúvel ou maionese;
- Retire o rótulo e o papelão que fica sob a tampa e lave com água e sabão, enxaguando bem;
- Em seguida coloque em uma panela o vidro e a tampa e cubra com água, deixando ferver por 15 minutos (conte o tempo a partir do início da fervura);
- Escorra a água da panela e coloque o frasco e a tampa para secar de boca para baixo em um pano limpo;
- Deixe escorrer a água do frasco e da tampa. Não enxugue;
- Você poderá usar quando estiver seco.
Como se preparar para retirar o leite humano (ordenhar)?
O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias.
Ao retirar o leite é importante que você siga algumas recomendações que fazem parte da garantia de qualidade do leite humano distribuído aos bebês hospitalizados:
1- Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais;
2- Prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço;
3- Evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca;
4- Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa.
Como retirar o leite?
-Comece fazendo massagem suave e circular nas mamas.
- Primeiro coloque os dedos polegar e indicador no local onde começa a aréola (parte escura da mama);
- Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo;
- Comprima suavemente um dedo contra o outro, repetindo esse movimento várias vezes até o leite começar a sair;
- Despreze os primeiros jatos ou gotas e inicie a coleta no frasco.
Como guardar o leite retirado para doação?
- O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer.
- Na próxima vez que for retirar o leite, utilize outro recipiente esterilizado e ao terminar acrescente este leite no frasco que está no freezer ou congelador.
- O leite pode ficar armazenado congelado por até 15 dias.
- O leite humano doado, após passar por processo que envolve seleção, classificação e pasteurização, é distribuído com qualidade certificada aos bebês internados em unidades neonatais.
O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer. Para novas retiradas de leite para doação, um novo recipiente esterilizado deve ser usado. O leite pode ficar armazenado congelado por até 15 dias.