Equipamentos de última geração, profissionais altamente capacitados e muitos procedimentos que marcaram a história da medicina na Paraíba. Sempre investindo no bem-estar dos clientes, o Hospital Unimed JP vem se modificando constantemente e adequando princípios de humanização ao já conhecido aparato tecnológico, desde sua fundação, em 7 de abril de 1999.
No momento, estão sendo implementadas várias mudanças em busca da certificação de Acreditação Hospitalar, que atesta a implantação de métodos de gestão focados na qualidade da assistência na saúde. Uma das modificações foi realizada no Pronto Atendimento em março de 2009 e vem obtendo bons resultados: o Sistema de Classificação de Riscos, que prioriza o atendimento dos casos mais graves, tornando a assistência mais rápida e segura.
Com o Sistema, que prevê uma avaliação do estado do cliente antes de encaminhá-lo ao médico especialista, quase 114 mil pessoas foram atendidas no Hospital, sendo uma média de 9,4 mil por mês. Os números representam um aumento de cerca de 15% em relação à quantidade de atendimentos feitos 2008, que somaram 100 mil.
Para manter a qualidade da assistência prestada, mesmo com o aumento da procura, foram realizadas diversas mudanças tanto na estrutura física quanto no processo assistencial de atendimento. Entre elas, a construção de salas climatizadas e a informatização total do sistema, possibilitando a garantia da padronização do atendimento e a agilização do fluxo de clientes. Além disso, mais de 80 profissionais especializados trabalham no local em regime de escala, todos os dias da semana.
A instituição também tem se consolidado cada vez mais em virtude do pioneirismo em procedimentos de alta complexidade. Em setembro de 2003, o Hospital Unimed JP ganhou a mídia nacional por possibilitar com sucesso um fato raro na medicina mundial: o nascimento de quíntuplos. As cinco crianças sobreviveram e hoje estão saudáveis.
ALTA COMPLEXIDADE
Além disso, o Hospital foi o primeiro do Estado a realizar transplante de coração e de fígado do Estado, este último o procedimento mais complexo ao qual um ser humano pode ser submetido. Os procedimentos, iniciados em 2004, foram seguidos pelos transplantes renais e conjugados (como é chamada a cirurgia simultânea de pâncreas e rim), no segundo semestre do ano passado.
Para a realização destes procedimentos de alta complexidade, que já somam 63 cirurgias, a instituição conta com equipamentos de ponta e infraestrutura especialmente preparada, como centro cirúrgico equipado com monitores que possibilitam a retirada e o transplante dos órgãos simultaneamente e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com leitos adultos e pediátricos, destinados exclusivamente para os clientes pós-tansplante. Todos regidos pelas normas do Sistema Nacional de Transplante (SNT).
Aliada a todo o aparato tecnológico, existe uma equipe multiprofissional, formada por 15 profissionais especialistas no assunto. Eles fazem parte da Comissão Intra-Hospitalar de Transplante e Doação de Órgãos e Tecidos do Hospital Unimed JP (CIHDOTT), criada no dia 14 de maio de 2008.
ESTRUTURA
Dentro da estratégia de modernização, o Hospital Unimed JP está sempre ampliando suas instalações. Em dezembro de 2007, foram inaugurados 19 novos apartamentos e ampliada toda a estrutura, de estacionamento, lavanderia, restaurante, entre outros. Com isso, a instituição conta com o maior número de leitos da rede hospitalar privada da Paraíba, totalizando 225 leitos.
A estrutura possui também um completo Centro de Terapia Intensiva que inclui cinco UTIs: Neonatal, Pediátrica, Adulto, Pós-Operatório e Coronariana. Os serviços de apoio ao diagnóstico e tratamento incluem ainda, entre outros serviços, Laboratório de Hemodinâmica e um Centro de Diagnóstico por Imagem que funciona 24 horas por dia.
Como serviços de apoio operacional, conta com nutrição e dietética, lavanderia, central de gases, farmácia, central de esterilização, área administrativa, centro ecumênico e um grande e moderno Centro de Estudos. A estrutura de apoio ao cliente inclui, ainda, lanchonete e agências bancárias. A equipe do Hospital Unimed JP é composta por cerca de 400 médicos plantonistas e mais de mil colaboradores.
CONTROLE DE INFECÇÃO
Com estrutura diagnóstica própria, dezenas de equipamentos de última geração e equipe altamente qualificada, o Hospital Unimed JP ostenta também um dos menores índices de infecção hospitalar do país. Segundo o Ministério da Saúde, o índice nacional varia entre 13% e 15%, um dos mais elevados do mundo, que possui média de 5%.
No Hospital Unimed JP este índice varia de 1 a 1,5%. O resultado é fruto de um intenso trabalho da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), aliado à estrutura física do local, que foi construída de modo a evitar o problema.
Mesmo com uma equipe específica trabalhando para prevenir e controlar as infecções hospitalares, é necessário que todos que frequentem o Hospital cumpram as normas implementadas pela CCIH para que se possa obter um trabalho efetivamente positivo.
RECONHECIMENTO
O reconhecimento por toda essa história de conquista e sucesso já foi referendado pela sociedade paraibana a partir de vários prêmios concedidos através de consultas populares como o Top of Mind, por exemplo, que desde que foi instituído na Paraíba foi conquistado pelo Hospital Unimed.
Segundo o presidente da Unimed JP, Aucélio Melo de Gusmão, uma empresa líder deve estar sempre melhorando e reinventando sua forma de agir no mercado. “É preciso se reposicionar sempre, de acordo com as novidades que surgem no mercado, com foco na satisfação dos clientes”, enfatizou.
HOSPITAL REFERÊNCIA
Muitos clientes já usufruíram dos bons serviços prestados pelo corpo funcional do Hospital Unimed JP. Nesses 11 anos de funcionamento, foram realizados:
- Mais de onze mil partos
- Noventa mil cirurgias
- Cento e trinta mil internações
- Mais de um milhão de atendimentos
- Sessenta e três transplantes, sendo 52 de fígado, 7 de coração e 4 de rim