Nesta sexta-feira (2), o Hospital Unimed JP comemora os resultados alcançados nos três anos de implementação do Sistema de Classificação de Risco no Pronto Atendimento (PA) da instituição. Esse método de assistência ao paciente prioriza o atendimento de acordo com a gravidade do caso e não por ordem de chegada.
As mudanças realizadas na instituição com a Classificação de Riscos, que ocorreram tanto na estrutura física quanto no processo assistencial de atendimento, organizaram o fluxo de clientes no Hospital e possibilitaram um atendimento mais eficiente, acolhedor e humanizado. Além disso, com o sistema foi possível um melhor monitoramento do tempo de atendimento e maior segurança para o paciente, pois o atendimento passou a ser realizado a partir de protocolos estabelecidos.
A Classificação de Risco do Hospital Unimed JP tem como base o Protocolo Humaniza SUS, um sistema reconhecido nacionalmente, que define, além do risco do paciente, qual área do serviço de emergência ele deve ser encaminhado.
Para apoio aos profissionais que realizam a avaliação, um sistema informatizado recebe dados da triagem relativos aos sinais do paciente, gerando pelo próprio sistema em qual nível de classificação o paciente se encontra. Esse instrumento proporciona a garantia da padronização do atendimento, não mais baseado em critérios individuais do profissional, mas sim no índice de gravidade detectado.
A Classificação de Risco faz parte do Programa de Humanização e de uma série de ações implementadas no Hospital Unimed JP para obtenção da certificação de Acreditação Hospitalar, conquistado em dezembro de 2010. O certificado reconhece a implantação de métodos de gestão focados na melhoria da qualidade da assistência aos pacientes dos serviços de saúde.
COMO FUNCIONA
Assim que chegam ao Pronto Atendimento do Hospital Unimed JP, os clientes são atendidos por profissionais especializados. A observação inicial identifica sinais que permitem atribuir um grau de prioridade clínica no atendimento.
Em seguida, recebem uma pulseira com uma cor que indica a gravidade do caso para, em seguida, serem atendidos por um médico. São quatro níveis de classificação que possibilitam atendimento resolutivo rápido e eficaz: pulseira vermelha, amarela, verde e azul, conforme a gravidade e o risco que corre o cliente.
SINAIS DE ALERTA
Veja abaixo qual o significado das quatro cores do Programa de Classificação de Riscos:
A cor vermelha indica que o paciente tem preferência no atendimento por apresentar risco imediato de morte.
O paciente que recebe a pulseira amarela precisa de um atendimento relativamente rápido, com equipamentos e cuidados específicos para manter a vida.
A pulseira verde é colocada no paciente que necessita de observação para definição do diagnóstico e internação.
A cor azul é destinada aos casos mais simples, que poderiam ser atendidos em outras unidades de saúde de menos complexidade, como consultórios.
NÚMEROS DO PA
Confira, abaixo, números do trabalho realizado do Pronto Atendimento do Hospital Unimed JP:
- Durante o dia, são realizados uma média de 358 atendimentos;
- Cerca de 10 mil atendimentos são realizados por mês;
- No ano passado, 130.549 clientes foram assistidos no PA;
- A equipe trabalha 24 horas por dia, em regime de plantão, e, cada turno, é composto por um neurologista, dois cirurgiões, três pediatras, um cardiologista, dois clínicos e um ortopedista.
- Além disso, médicos de três especialidades trabalham em regime de sobreaviso para dar assistência. São elas: neurocirurgia, urologia e cirurgia pediátrica.
PRIORIDADE
O PA do Hospital Unimed JP tem capacidade para acomodar 50 pacientes, entre adultos e crianças, oferecendo atendimento nas áreas de clínica médica, pediatria, ginecologia, cirurgia-geral, cardiologia e ortopedia. Mesmo com todo esse aparato disponível, o local só deve ser procurado nas situações em que não for possível aguardar atendimento em consultório.
Apesar do PA ser projetado para atender casos de urgência e emergência, ou seja, que impliquem em risco de morte, o que se observa no Hospital Unimed JP é um número muito alto de atendimentos que não se enquadram neste propósito. Para se ter uma ideia, apenas 8% dos atendimentos realizados na instituição são classificados nas cores vermelho e amarelo, que são os pacientes
Em outras circunstâncias, o cliente deve preferir uma assistência especializada, através da marcação de consultas médicas. Além de avaliar os sintomas com mais detalhes, o médico especialista terá mais tempo para diagnosticar a doença, fator primordial para um resultado eficaz.
Para que todos os clientes sejam atendidos com satisfação, a Unimed JP conta com cerca de 1,5 mil médicos cooperados. Se a pessoa estiver em dúvida com relação ao telefone ou endereço de algum deles, pode ligar para o Call Center que a equipe disponibilizará os contatos do consultório. O serviço funciona 24 horas por dia, de domingo a domingo, e o número é 0800-725-1200.
HOSPITAL ACREDITADO
O Hospital Unimed JP, fundado em 1999, é referência em procedimentos de alta complexidade e reconhecido pela população pela qualidade no atendimento. A instituição tem se consolidado cada vez mais em virtude do pioneirismo em procedimentos de alta complexidade e do sempre atualizado aparato tecnológico.
Em 2010, a instituição obteve o certificado de Acreditação Hospitalar, que reconhece a qualidade dos serviços prestados. Na Paraíba, o Hospital Unimed JP é o único a ter esse certificado, de caráter voluntário, que é concedido pela própria Organização Nacional de Acreditação. A ONA é uma entidade não-governamental, parceria do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Um hospital que possui a Acreditação oferece maior segurança aos pacientes e aos funcionários e médicos. Isso porque para receber a certificação é necessária a realização de avaliação, periódica, interna e externa, levando em consideração a qualidade do serviço, a segurança do paciente, e a padronização de processos.