O Hospital Unimed Alberto Urquiza Wanderley incentiva as mães a continuarem amamentando seus filhos, principalmente as funcionárias, mesmo após o fim da licença maternidade. O Posto de Coleta de Leite Humano da instituição, além de coletar o material para doação, também é uma sala de apoio à amamentação. Vale ressaltar que toda mulher que deseje doar leite materno pode procurar o hospital, mesmo que não seja cliente ou funcionária.
No hospital são feitas ainda campanhas com a comunidade onde o Hospital está inserido; realizadas visitas diárias às mães na maternidade, orientando sobre o aleitamento materno e sensibilizamo essas mulheres a serem doadoras de leite (As mães que decidem fazer a doação são preparadas e orientadas durante o pré-natal).
SALA DE PORCIONAMENTO
Foi inaugurada no dia 20 de maio e começa a funcionar neste domingo, 1 de junho, a Sala de Porcionamento de Leite Materno, única no Estado a possuir uma uma capela de fluxo laminar. A Sala de Porcionamento é o local onde o leite humano é dividido em porções. É uma etapa para a doação de leite materno que acontece depois da pasteurização pelo Banco de Leite e do leite cru, ordenhado no posto de coleta. O cuidado na manipulação do leite é necessário pois os bebês que o recebem são geralmente prematuros ou crianças com sistema imunológico comprometido.
O novo serviço é importante pois vai diminuir os riscos de contaminação, evitar desperdício do leite materno, diminuir tempo e custo de internação entre outras vantagens que estão associadas ao consumo do leite materno.
DOAÇÃO DE FRASCOS
Para a coleta de leite humano se faz necessário o uso de frascos de vridro, com tampa plástica (normalmente vidros de maionese e café solúvel) para o ideal acondicionamento do leite. Para receber a doações desses frascos, a Unimed João Pessoa disponibilizou três pontos de coleta. Um deles fica na sede da cooperativa, junto ao controle de ponte e os outros dois no hospital: um no controle de ponto e outro na recepção principal.