As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Alberto Urquiza Wanderley são destaques na qualidade da assistência e segurança do paciente. As UTIs Geral, Cardiocirúrgica e Clínicas 1 e 2 receberam o certificado de Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) juntamente com a empresa de sistema de gestão Epimed Solutions.
Além disso, a UTI Geral também recebeu a certificação UTI eficiente, pelo terceiro ano consecutivo, por apresentar um resultado assistencial de excelência. As certificações são concedidas ao grupo de hospitais que integra o Projeto UTIs Brasileiras e atestam excelência na qualidade dos serviços assistenciais.
RECONHECIMENTO
A entrega dos certificados ocorreu esta semana e foi recebido com muita alegria e orgulho por gestores, lideranças e colaboradores. Para a gestão, essas certificações representam o reconhecimento do resultado dos esforços que são realizados pelos profissionais e pelas equipes das UTIs e de todo o Hospital Alberto Urquiza na busca pela excelência em assistência aos pacientes. “Apenas UTIs de 18 hospitais no país receberam esse certificado de eficiência”, disse o gestor clínico e técnico do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, José Calixto da Silva Filho.
A gestora operacional do Hospital, Yuzeth Brilhante, destacou a importância dos certificados recebidos. "Esses certificados confirmam a qualidade de nossas UTIs. Apenas 18 % das UTIs que estão dentro do projeto receberam o certificado, e estamos entre elas. Então, isso confirma nossa qualidade de funcionamento e de atendimento aos nossos pacientes", ressaltou.
CUIDADO
Criado em 2010, o Projeto UTIs Brasileiras caracteriza o perfil epidemiológico das UTIs no Brasil e compartilha informações úteis para orientar políticas de saúde e estratégias, a fim de melhorar o cuidado dos pacientes críticos. Ele ainda estimula o uso de indicadores de qualidade e desempenho na gestão das UTIs adulto e pediátricas, visando aprimorar a qualidade da medicina intensiva e aumentar a segurança dos pacientes no Brasil. A Amib incentiva todas as UTIs brasileiras a participar desse projeto para que entendam o funcionamento e a análise dos indicadores de segurança e qualidade.