O Hospital Alberto Urquiza Wanderley (HAUW) completa 24 anos nesta sexta-feira (7), mesma data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde. Referência em alta complexidade, a unidade, que integra a rede própria de atendimento da Unimed João Pessoa, tem uma trajetória marcada pela realização de procedimentos inéditos na Paraíba e passa por um processo permanente de modernização.
Nos últimos anos, o HAUW vem se destacando pela evolução nos processos de atendimento, melhora dos indicadores de qualidade, aquisição de novos equipamentos, eficiência e sustentabilidade.
ESTRUTURA E EQUIPE
O Hospital Alberto Urquiza Wanderley dispõe de Urgência e Emergência, Centro Cirúrgico, Centro de Diagnóstico por Imagem, Centro de Terapia Intensiva, Hemodinâmica, Maternidade, entre outros serviços.
A equipe de colaboradores passa por um processo permanente de atualização para oferecer, além de um atendimento técnico de excelência, uma assistência humanizada. O corpo clínico reúne alguns dos melhores especialistas da Paraíba.
Recentemente, a equipe assistencial e o corpo clínico participaram de um curso inédito na América Latina sobre como acelerar, de forma segura, a recuperação de pacientes submetidos a cirurgias cardíacas.
FAZENDO HISTÓRIA
Em 2003, um procedimento realizado no Hospital Alberto Urquiza Wanderley ganhou repercussão nacional. Naquele ano, uma mulher deu à luz na unidade a quíntuplos, caso raro na medicina mundial. O nascimento dos bebês (4 meninos e 1 menina) em João Pessoa só foi possível por causa da estrutura da unidade e capacitação técnica da equipe.
Entre os procedimentos pioneiros, o HAUW foi o primeiro da Paraíba a realizar transplantes de fígado e de coração, em 2004, e de rins, em 2009.
Durante a pandemia de covid-19, a unidade se destacou pelo desempenho na assistência. Com a adoção de terapias inéditas na Paraíba, novos protocolos e equipe treinada, o hospital alcançou resultados que se equiparam aos dos grandes centros de saúde do país. O investimento em estrutura teve papel decisivo no desempenho. Sempre que necessário, os leitos para pacientes com covid eram expandidos. Uma UTI chegou a ser estruturada em apenas cinco dias.
HAUW EM NÚMEROS*
- Área construída: 24.170 m²
- Leitos: 252
- Leitos de UTI: 48 (35 leitos Adulto e 13 leitos Neonatal)
- Salas cirúrgicas: 13
- Colaboradores: 1.398 (1.052 assistenciais e 346 administrativos)
- Corpo clínico: 548 médicos
- Urgência e Emergência: 96.942 atendimentos
- Internações: 14.093 (clínicas e cirúrgicas)
- Cirurgias: 26.424 (22.019 procedimentos eletivos e 4.405 de urgência e emergência)
- UTIS: 2.105 admissões
- CDI: 71.261 exames realizados
*Dados de 2022