O Hospital Alberto Urquiza Wanderley ultrapassou este mês a marca dos 100 transplantes realizados. Unidade da rede própria da Unimed João Pessoa, o Hospital é pioneiro na realização desse tipo de procedimento, sendo o primeiro do Estado a realizar transplantes de coração, fígado e rim.
Em menos de 10 dias, foram feitos três transplantes, totalizando 102 já realizados. No sábado (19), q um homem de 42 anos recebeu um novo órgão. Com este, são 74 transplantes de fígado, 11 de coração e 17 de rins. O Hospital é credenciado e tem equipes autorizadas pelo Ministério da Saúde para fazer os três tipos de procedimentos.
A instituição é referência em procedimentos de alta complexidade, destacando-se pela qualidade dos serviços prestados e pelo pioneirismo. Desde os primeiros anos, o Hospital Alberto Urquiza vem possibilitando procedimentos inéditos na Paraíba, contribuindo para engrandecer a história da medicina no Estado. O primeiro transplante de coração no Estado foi feito no Hospital em 2004. Quinze dias depois outro feito se repetiu e a história da medicina paraibana passou a registrar o primeiro transplante de fígado. Em 2009, foi a vez do primeiro transplante de rim.
O gestor de Serviços Hospitalares da Unimed João Pessoa, Norberto de Castro Nogueira Filho, afirmou que o trabalho da gestão e dos profissionais é diário para que o Hospital Alberto Urquiza continue prestando a melhor assistência aos clientes. “Por isso, somos referência em alta complexidade. Realizar esses transplantes com equipes genuinamente paraibanas, médicos e multiprofissionais capacitados e experientes, é uma de nossas contribuições para o avanço da medicina paraibana”, disse.
EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO
Estes procedimentos só foram possíveis na Paraíba por conta da estrutura de ponta e de um corpo profissional qualificado, que soma a técnica e a tecnologia à humanização no atendimento. O Hospital dispõe de um moderno Centro Cirúrgico, Centro de Diagnóstico e seis Unidades de Tratamento Intensivo, entre outros serviços essenciais para cirurgias de alta complexidade.
A equipe médica conta com alguns dos maiores especialistas do Estado e o quadro assistencial é de alta capacidade. Associado a todo esse aparato tecnológico, a unidade realiza permanentemente um trabalho de humanização, tornando a recuperação do paciente mais rápida.
RECONHECIMENTO
Tudo isso está concretizado no reconhecimento de organizações que avaliam a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. O Alberto Urquiza foi o primeiro hospital do Estado a obter um título de Acreditação, da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que atesta a segurança e o bem-estar do paciente. Hoje, é o único Acreditado com Excelência. Agora, está em busca da Acreditação Internacional.
Este ano, foi o primeiro hospital do Estado a receber o Selo de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem e tem a nota mais alta em toda a Paraíba, sendo uma das melhores do Brasil.