O Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Alberto Urquiza Wanderley se destaca na Paraíba na coleta e doação de leite materno. Segundo dados informados pelo Banco de Leite Anita Cabral, que trabalha em parceria com o hospital, no primeiro semestre deste ano, o posto doou cerca de 217 litros de leite. Com isso, o Alberto Urquiza foi o primeiro hospital privado do Estado a entregar mais leite para o banco.
o Hospital incentiva a doação de leite entre suas pacientes e também entre as mulheres da comunidade próxima à unidade hospitalar. Além de coletar o material para doação, o Posto de Coleta de Leite Humano funciona como local de apoio à amamentação. Toda mulher que deseje doar leite materno pode procurar o hospital, mesmo que não seja cliente ou funcionária. A coleta é feita com mães que têm leite excedente, para doação; com aquelas que têm filhos internados, para alimentar o seu próprio bebê; e com mães colaboradoras do hospital, que após a licença maternidade continuam amamentando seus filhos.
Além do Posto de Coleta de Leite Humano, o Hospital dispõe de uma sala de porcionamento e local adequado para que as mães colaboradoras possam ordenhar e armazenar o leite. O leite excedente é destinado a bebês prematuros ou crianças com sistema imunológico comprometido. Por isso, no Hospital há uma série de cuidados com a manipulação do leite.
O trabalho de estímulo a doação é contínuo. Diariamente são realizadas visitas às mães na maternidade para orientar sobre o aleitamento materno e sensibilizar essas mulheres a serem doadoras de leite. A equipe faz, ainda, campanhas com a comunidade onde o Hospital está inserido
IMPORTÂNCIA DO LEITE MATERNO
O leite humano tem propriedades que a indústria hoje, com toda a tecnologia mundial, ainda não consegue reproduzir, principalmente na parte imunológica. Além de outros benefícios, evita: mortes infantis, diarréia, infecção respiratória, o risco de alergias, de hipertensão, colesterol alto e diabetes.
Reduz a chance de obesidade, é a melhor nutrição, tem efeito positivo na inteligência, melhora o desenvolvimento da cavidade bucal, faz a promoção do vínculo afetivo entre mãe e filho e melhora qualidade de vida.
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta estar saudável e não estar tomando nenhum medicamento que interfira na amamentação.