Ao fundar a Unimed JP, em 1971, Alberto Urquiza Wanderley e Antônio Moacir Dantas Cavalcanti definiram como missão possibilitar trabalho digno aos médicos e assistência humanizada à população. Hoje, 42 anos depois, a Cooperativa é reflexo da dedicação desses médicos, que ajudaram a transformá-la em referência na área de saúde suplementar do Estado e líder de mercado.
Uma contribuição tão grande como essa, deve ser sempre resgatada, segundo o presidente da Unimed JP, Alexandre Magno. Por isso, a Diretoria Executiva decidiu, com a aprovação do Conselho de Administração (Conad), reforçar a importância do empenho dos fundadores, incorporando o nome Alberto Urquiza Wanderley ao já existente Hospital Unimed JP e nomeando a unidade 2 do Hospital – que será inaugurada em breve – de Antônio Moacir Dantas Cavalcanti.
O comunicado oficial foi feito na manhã desta quinta-feira (17), na Sala de Reuniões da Direx, na Sede. A iniciativa contou com a presença da viúva de Alberto Urquiza, a empresária Ana Tereza Wanderley; e da viúva de Moacir Dantas, a aposentada Yolanda Dantas, além do presidente Alexandre Magno; da diretora Administrativa, Tânia Menezes; do diretor Financeiro, Demóstenes Cunha Lima; e do assessor de Comunicação e Marketing, Edson Neves.
Na ocasião, eles relembraram atitudes importantes dos médicos fundadores que proporcionaram o desenvolvimento da Unimed JP. “A homenagem é uma obrigação da Unimed JP. Eles não estão mais presentes, mas nós precisamos deles para resgatar os princípios e valores do cooperativismo, que estão um pouco esquecidos por causa dessa mecanização no atendimento”, ressaltou Alexandre Magno.
Para Ana Tereza Wanderley, a homenagem traz recordações especiais. “Ele gostava muito do que fazia e eu acompanhei muita coisa que ele liderou. Estou muito emocionada. É uma homenagem linda!”, comentou, antes de ser complementada por Yolanda Dantas: “Com essa atitude, a Unimed JP está demonstrando a vontade de levar adiante os valores que Moacir [Dantas] sempre fez questão de lutar”.
DEDICAÇÃO
A Unimed JP não existiria, hoje, se não fosse a dedicação e o empenho de 106 médicos, liderados pelo oftalmologista Alberto Urquiza Wanderley. Nascido em Patos, Alberto Urquiza foi presidente da Unimed JP em três gestões: de 16 de dezembro de 1971 a 28 de fevereiro de 1974; de 29 de fevereiro de 1974 a 10 de fevereiro de 1976; e de 1 de abril de 1982 a 28 de março de 1984. Ele também foi membro do Conselho Regional de Medicina (CRM) e manteve consultório com grande clientela em João Pessoa. Faleceu em agosto de 1987. Seu nome foi dado ao edifício-sede da Unimed João Pessoa.
Para a implantação da primeira estrutura administrativa da Unimed JP, Alberto Urquiza contou com alguns amigos profissionais. Entre eles, Antônio Moacir Dantas Cavalcanti, radiologista formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Sua participação foi tão relevante que, logo em seguida, tornou-se presidente da Cooperativa (1976-1978), o segundo da história da Cooperativa. O médico também foi diretor do Hospital Regional de Patos e superintendente do Núcleo Regional de Saúde daquela cidade, além de membro do Conselho Regional de Medicina (CRM). Faleceu em 2 de setembro de 1998.