Se você é membro do sexo masculino e está estressado, não escolha uma viagem a “Las Vegas” para esfriar a cabeça – a não ser que você queira perder dinheiro. Pesquisadores americanos descobriram que homens sob estresse têm mais tendência a apostar alto ou a adotar outros comportamentos arriscados do que os que estão em condição normal. Já entre mulheres, a situação se inverte: o estresse leva a um comportamento mais cauteloso e à fuga dos riscos.
As conclusões estão descritas num artigo na revista científica de acesso livre "PLoS One". Nichole Lighthall e seus colegas da Universidade do Sul da Califórnia chegaram aos dados após um curioso experimento envolvendo, é claro, dinheiro.
O chamado teste do balão envolvia uma brincadeira na qual os participantes deviam inflar uma bexiga apertando uma bomba. Cada apertada na bomba valia cinco centavos de ganho para o jogador. A qualquer momento, ele podia apertar um botão para recolher o dinheiro que tinha conseguido. Mas, se passasse do ponto e estourasse a bexiga, perdia tudo.
Os pesquisadores descobriram que, enquanto homens e mulheres não-estressados se comportam de forma idêntica diante desse jogo, homens estressados tendem a dar muito mais apertadas na bomba, correndo mais riscos. Lighthall especula que pode haver uma razão evolutiva por trás disso -- ser mais agressivo e atirado poderia dar alguma vantagem aos homens em situações estressantes. O resultado também estaria presente em situações como brigas, uso de drogas e sexo sem proteção.
(Com informações da Agência de Notícias da Globo)