• Início
  • Notícias
  • Hipertensão pode levar à ocorrência de Acidente Vascular Cerebral

Notícias

Hipertensão pode levar à ocorrência de Acidente Vascular Cerebral

Publicada em 02/08/2008 às 10h34

Uma das conseqüências graves da hipertensão arterial, quando não tratada, é o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Este assunto foi abordado pelo neurologista Maurus Holanda na terceira palestra do 6º Encontro sobre Saúde para Clientes e não Clientes da Unimed JP.

De acordo com o médico, o AVC é considerado a maior causa de morte do século 21 e responde por 9% dos óbitos no Brasil. Ele explicou que o Acidente Vascular Cerebral pode ser Isquêmico (AVCI) ou Hemorrágico (AVCH).

O AVCI consiste na oclusão de um vaso sangüíneo que interrompe o fluxo de sangue a uma região específica, interferindo nas funções neurológicas dependentes daquela região afetada. Já no AVCH existe sangramento local, com outros fatores complicadores como aumento da pressão intracraniana e inchaço cerebral. O médico alertou que a recomendação básica para evitar este tipo de problema é controlar a hipertensão arterial. “É cedo que se previne”, avisou.

Neste momento, está sendo realizada a palestra “Aspectos nutricionais no controle da Hipertensão Arterial”. A ministrante é a nutricionista Regina Monteiro, da equipe da Coordenação de Promoção da Saúde da Unimed JP.