O número de brasileiros diagnosticados com pressão alta aumentou nos últimos cinco anos, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Atualmente 23,3% da população sofrem desse mal no país.
Os números são anuais e estão detalhados em pesquisa realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (NUPENS/USP).
Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde revelaram que a proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial aumentou, passando de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010. De acordo com o levantamento, o diagnóstico de hipertensão é maior em mulheres (25,5%) do que em homens (20,7%).
DOENÇA SILENCIOSA
Usualmente chamada de pressão alta, a hipertensão arterial pode ser considerada uma doença silenciosa por não manifestar sintomas na maioria dos indivíduos. Se não for tratada, a pressão arterial alta pode levar, entre outras consequências, a derrame cerebral, doenças do coração, insuficiência renal e alterações graves na visão que podem levar à cegueira.
Estatísticas apontam que, após os 55 anos, mesmo as pessoas apresentaram pressão arterial sempre normal têm 90% de chances de desenvolver hipertensão. A única forma de prevenir este mal é fazer a verificação regularmente. O serviço é disponibilizado, gratuitamente, em farmácias, ambulatórios e hospitais.
CARTILHA
Para saber mais sobre a doença, acesse a Cartilha Hipertensão produzida pela Unimed do Brasil. Confira abaixo os links de acesso:
Clique aqui para visualizar a cartilha
Clique aqui para imprimir a versão em PDF
Fonte: Unimed do Brasil