A hipertensão foi a doença crônica mais apontada por profissionais da saúde durante o ano de 2008, com 14% do total dos casos crônicos identificados. Esse dado é do suplemento de Saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgado no dia 31 de março de 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e deve chamar a atenção para um problema frequente na saúde de muitos brasileiros.
A pressão é considerada alta quando, após ser medida seguidas vezes, apresenta valor igual ou superior a 140 por 90 mmHg (ou 14 por 9, como se diz popularmente). De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a doença acomete uma em cada quatro pessoas adultas e ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro e rins.
A hipertensão não tem cura, mas pode ser tratada e controlada. O diagnóstico, tratamento e controle da pressão alta devem ser feitos ou orientados por um médico. No entanto, algumas mudanças nos hábitos podem gerar grandes benefícios à saúde e à qualidade de vida de quem as adota.
PREVENÇÃO
Confira recomendações que ajudam a prevenir a doença e a diminuir seus riscos:
- Pratique atividade física regularmente;
- Modere o consumo de sal;
- Regule a ingestão de bebidas alcoólicas;
- Não fume;
- Evite alimentos gordurosso;
- Mantenha seu peso adequado;
-Tente evitar o estress e a carga emocional excessiva;
-Se possuir histórico familiar da doença, monitore regularmente sua pressão.
Informações do site da Unimed do Brasil