O melhor método, e o mais simples, para evitar infecções é através da higienização das mãos. Antes do contato com o paciente interno em hospital, os visitantes devem fazer a higiene das mãos, mesmo que não vá tocar no paciente.
A primeira higiene deve ser feita com água e sábado. Logo após, é necessário dá um reforço e higienizar com álcool em gel.
O que muita gente não sabe é que a higienização das mãos precisa ser feita também antes de sair do Hospital, da mesma forma: com água e sabão e álcool em gel.
No Hospital Unimed JP, em todos os andares; e nas Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), em todos os boxes, são disponibilizados recipientes fixados nas paredes contendo álcool em gel.
Principais agentes causadores de infecções, as bactérias e também os fungos, podem acometer pessoas que já estão fracas e debilitadas por conta de algum problema de saúde. Esse tipo de infecção ocorre em qualquer hospital.
O Hospital Unimed JP apresenta um dos menores índices de infecção hospitalar do País, com taxa de 2,7. O índice aceitável pela OMS é entre 8 a 10% entre os pacientes internados.
ESTRUTURA
A instituição conta com um serviço específico responsável pela elaboração, implementação e supervisão de normas e rotinas para evitar e tratar as infecções hospitalares. Trata-se do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), que trabalha baseado em recomendações do Centro de Controle de Doença (CDC), em Atlanta, nos Estados Unidos, uma referência na área.
Aliado a isso, a estrutura física do Hospital foi projetada para prevenir e dificultar o aparecimento das infecções. O sistema de ventilação, por exemplo, é provido de recursos que impedem a circulação de ar contaminado e o transporte de material contaminado, no Hospital, não circula no mesmo fluxo de material limpo.