A influência de novos hábitos infantis, como alimentar-se indevidamente ou a substituição de brincadeiras saudáveis, a exemplo de jogar futebol ou pular corda por horas no videogame ou no computador, tem tornado as crianças e adolescentes cada vez mais vulneráveis ao diabetes. O baixo nível de atividade física e o aumento do peso corporal também têm contribuindo para o aumento da incidência da doença que já atinge a cada ano, cerca de 70 mil crianças no mundo.
Os dados foram abordados no artigo “Diabetes na infância e na adolescência”, do médico e diretor financeiro da Unimed JP, João Modesto, publicado na seção Consultório Médico da Coluna Unimed Saúde no último domingo (20). Clique aqui para visualizá-lo. O tema será debatido durante a realização do 1º Simpósio de Diabetes na Infância e Adolescência, no próximo sábado (26), em João Pessoa.
O evento, que abrirá oficialmente o calendário de atividades da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) em 2011, reunirá médicos de várias especialidades e profissionais de saúde de diversas regiões do país na capital paraibana. O simpósio ocorrerá das 8h às 13h no auditório do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), no Centro.
PARTICIPANTES
Entre os palestrantes, estarão os dirigentes da SBD Saulo Cavalcanti (presidente) e Ruy Lyra da Silva Filho (vice); e João Modesto Filho (tesoureiro o diretor Financeiro da Unimed JP); além de outros dirigentes e médicos de várias especialidades, a exemplo de Márcia Farias; Eugênia Montenegro; Ednardo Parente; Renato Junger de Oliveira; Fabyan Esberard de Lima e Maria da Luz Gorenstein.
Durante o evento, serão discutidos o crescimento e o desenvolvimento no controle metabólico na infância e adolescência; o processo de insulinização intensiva nesse público; a hipoglicemia; o tratamento da hipertensão; aspectos práticos e educacionais no tratamento do diabetes; além de avaliação nutricional e orientação dietética para diabéticos.
INSCRIÇÕES
O evento tem como público-alvo médicos, estudantes de medicina e profissionais da saúde. As inscrições podem ser realizadas via depósito bancário encaminhado a SBD. O número da Conta Corrente é 7003370-2, Agência 0986, Banco Real.
Os valores são R$ 30 para médicos e R$ 20 para residentes, estudantes e outros profissionais da área de saúde. Os sócios da SBD e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) não pagam inscrição.
Mais informações através do telefone (83) 8736-9856 ou pelo e-mail [email protected], falar com Amires.