Você conhece alguém que vive fazendo dieta, emagrece bastante, mas logo depois recupera todos os quilos anteriormente perdidos? Inúmeras pessoas iniciam todos os dias dietas que prometem ser verdadeiros milagres para deixar o corpo esbelto. No entanto, a maioria delas não leva em conta a saúde. E o que acontece? O conhecido "efeito sanfona", a pessoa emagrece e engorda, logo em seguida.
A obesidade e o excesso de peso têm aumentado rapidamente nos últimos anos, em todas as faixas etárias, alcançado proporções epidêmicas no mundo todo. A pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, realizada em parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e o Ministério da Saúde identificou que 50% dos homens e 48% das mulheres se encontram com excesso de peso, sendo que 12,5% dos homens e 16,9% das mulheres apresentam obesidade.
Na Paraíba, os dados são mais preocupantes ainda. Mais de 60% dos paraibanos estão acima do peso, de acordo com um relatório do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) realizado este ano e que acompanhou o estado nutricional dos indivíduos que utilizam as unidades básicas de saúde da Paraíba. Segundo o estudo, 37,17% dos 7,3 mil adultos investigados tinham sobrepeso; 17,42% tinham obesidade leve; 5,4%, obesidade moderada; 1,61%, obesidade mórbida. Apenas 3,8% tinham baixo peso e 34,4% estavam com o peso adequado.
Muito mais do que a questão estética, o fato de estar acima do peso pode ocasionar doenças cardíacas, pressão alta, aumento de colesterol, doenças ortopédicas, entre outros diversos problemas à saúde.
No entanto, não basta perder peso. É necessário mudar hábitos para que a pessoa possa perder e manter. Para ajudar a controlar o peso de forma saudável, a Unimed João Pessoa desenvolve um trabalho de promoção da saúde com clientes que estão acima do peso: o Grupo de Educação em Saúde para Equilíbrio do Peso, que completou um ano de existência na última sexta-feira (29), data em que se comemorou também um ano da instalação do Viver Melhor. Nesta unidade da Unimed JP, que funciona no Bairro dos Estados, é onde são realizadas as atividades de promoção da saúde da Unimed JP (Clique aqui para ver fotos do Espaço).
COMO FUNCIONA
A finalidade do Grupo de Educação em Saúde é orientar os participantes, através de reuniões em grupo, a adotar hábitos e atitudes mais saudáveis, neste caso com um objetivo claro: perder peso e mantê-lo. Para tanto, o grupo conta com uma equipe interdisciplinar, formada por médico, nutricionista, educador físico, psicóloga e assistente social
Além de receber informações de profissionais, os participantes ainda têm a oportunidade de trocar conhecimento com outras pessoas.
Após participar de todas as reuniões, o programa tem continuidade com oficinas que são promovidas para abordar alguma novidade na área ou reforçar as informações já transmitidas nos encontros.
Com um ano em funcionamento, o grupo já atendeu cerca de 400 pessoas. A analista de contratos Juberlita Moura, 38 anos, foi uma delas. Ela eliminou 22 kg em um ano no GES para Equilíbrio do Peso. Ela conta que hoje tem muito mais disposição e melhorou o condicionamento físico. "Eu tinha 80 quilos, hoje estou com 58 quilos. Atribuo essa vitória às orientações recebidas no grupo e também à minha força de vontade em mudar hábitos. Mantenho uma dieta equilibrada e faço caminhadas, regularmente", disse.
Além do Grupo de Educação em Saúde para Equilíbrio do Peso, a Unimed JP desenvolve outros dois na mesma sistemática de fornecer informações para que as pessoas mudem hábitos para um melhor qualidade de vida. Os outros dois grupos são voltados para quem quer ter uma gestação saudável - Grupo de Educação em Saúde Materno-Infantil- ou para quem quer controlar a Diabetes (Grupo de Educação em Saúde em Diabetes).
PRÓXIMO GRUPO
A Cooperativa está inscrevendo clientes para uma turma do Grupo de Educação em Saúde para Equilíbrio do Peso, que será iniciada no dia 3 de novembro, das 14h às 17h. As reuniões serão às segundas-feiras, durante todo o mês, no Viver Melhor - Espaço de Saúde e Bem-Estar, no Bairro dos Estados.
As inscrições para esse grupo, que é voltado exclusivamente para clientes, são gratuitas. Elas podem ser feitas on line, na seção do Espaço Viver Melhor, no Portal Unimed JP (clique aqui).
Os clientes também podem se inscrever pelos telefones 3506-8600 e 3506-8700 ou através do e-mail [email protected]. Outra opção é comparecer, pessoalmente, ao Espaço Viver Melhor, que fica na Avenida Piauí, 445, no Bairro dos Estados. Todas as atividades de promoção da saúde são realizadas no Viver Melhor.
VIVER MELHOR
O Viver Melhor-Espaço de Saúde e Bem-Estar possui 622 metros quadrados. Ele está localizado na Avenida Piauí, 445, no Bairro dos Estados, e dispõe de toda a estrutura necessária para a realização das atividades dos grupos de educação em saúde: miniauditórios, sala de ginástica, piscina, cozinha experimental e consultórios.
A criação do Espaço Viver Melhor possibilitou a ampliação do trabalho de promoção da saúde que a Unimed JP já desenvolvia, desde 2010.
Com o espaço, a Cooperativa criou novos programas, trouxe mais profissionais para as equipes interdisciplinares e, consequentemente, mais clientes foram beneficiados. O princípio do trabalho desenvolvido no Espaço Viver Melhor pela equipe do Setor de Promoção da Saúde da Unimed JP é simples, mas efetivo: prevenir ou controlar as doenças, de forma personalizada, em vez de tratar as consequências.
Além dos Grupos de Educação em Saúde, o Espaço Viver Melhor desenvolve vários outros projetos, como palestras, oficinas e workshops. Em grandes eventos públicos, são oferecidos serviços abertos à população em geral, como verificação de pressão e teste de glicemia.
DICAS DE ALIMENTAÇÃO:
Confira abaixo os alimentos que devem ser evitados porque contribuem para o ganho de peso:
- Refrigerantes: um copo equivale a 7 colheres de chá de açúcar
- Sal em excesso: provoca hipertensão, retém líquido. Ideal ingerir máximo de 6g diárias, incluindo o sal que já existe nos alimentos prontos.
- Fast foods: possuem gordura saturada, sódio e proteína em excesso
- Carnes processadas: origem duvidosa duvidoso dos componentes
- Cafeína: presente no café, refrigerante e bebidas energéticas - se consumida em excesso pode alterar a pressão arterial e causar estresse
- Frituras: possuem grande concentração de gordura
O QUE COMER:
Veja os alimentos que ajudam a ter uma alimentação saudável:
- Frutas no café da manhã
- Almoço com pratos coloridos por hortaliças, verduras
- Muito líquido: mínimo de seis copos de água ao longo do dia
- Sucos naturais: fornecem vitaminas e sais minerais, que regulam os sistemas do copro humano
- Gordura ômega 3 - presente nos peixes funciona como reserva de energia para o organismo
LEIA TAMBÉM:
Espaço Viver Melhor completa um ano de funcionamento nesta sexta