• Início
  • Notícias
  • Glaucoma surge sem sintomas e pode provocar cegueira irreversível

Notícias

Glaucoma surge sem sintomas e pode provocar cegueira irreversível

Publicada em 28/06/2012 às 07h

Glaucoma surge sem sintomas e pode provocar cegueira irreversível

Em pelo menos 90% dos casos de glaucoma descobertos nos países em desenvolvimento, como o Brasil, as pessoas nunca haviam percebido qualquer alteração da visão antes de receber o diagnóstico. Essa dificuldade leva a uma situação preocupante: a doença é a principal causa de cegueira irreversível, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A estimativa é de que cerca de 65 milhões de pessoas em todo o mundo sejam afetadas pelo glaucoma. No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma, aproximadamente um milhão de brasileiros têm a doença.

CAUSAS

O glaucoma é provocado pela alteração da pressão intraocular, que, elevada, reduz o campo de visão e pode afetar o nervo óptico e provocar a cegueira. Geralmente, a pressão é modificada quando o \"humor aquoso\" - líquido transparente que se forma, circula e sai do olho, responsável pela nutrição e por manter as estruturas dos olhos normais - tem dificuldade de sair, o que aumenta a pressão intraocular.

Quando os canais de saída estão abertos, o distúrbio é denominado glaucoma de ângulo aberto. Quando eles são obstruídos pela íris, o distúrbio é denominado glaucoma de ângulo fechado. Há ainda o glaucoma secundário, causado por uma lesão ocular.

Fatores genéticos, idade e cor da pele podem influenciar o desenvolvimento da doença.

TESTE

Clique aqui e faça um teste para verificar os riscos que você tem de desenvolver glaucoma.

Fonte: Unimed do Brasil