Cerca de 23,7% dos tumores malignos registrados no Brasil são câncer de colo do útero. A informação é da ginecologista Wanúzia Miranda, terceira palestrante do 3º Encontro sobre Saúde para Clientes e não Clientes da Unimed JP, que está abordando “Prevenção de Câncer de Colo do Útero”.
A médica está chamando a atenção das participantes para a importância da prevenção e explicando como é feito o tratamento. A exemplo da palestrante anterior, a ginecologista Ana Thereza Uchoa Camacho, ela destacou a importância da mulher conhecer o próprio corpo para se prevenir de doenças e garantir a qualidade de vida.
A última palestra do evento, que tem como tema “Mulher: um encontro com a saúde”, será “A Mulher e sua Maturidade”. Em seguida, os participantes – cerca de 250 mulheres – poderão esclarecer dúvidas. Antes da terceira palestra, houve uma pausa para lanche.
O encontro, organizado pela Secretaria de Promoção da Saúde da Unimed JP, faz parte do programa da Cooperativa que tem a finalidade de possibilitar mais qualidade de vida para a população.
CUIDANDO DA SAÚDE
A prevenção primária do câncer do colo do útero pode ser realizada através do uso de preservativos durante a relação sexual. A prática do sexo seguro é uma das formas de evitar o contágio pelo HPV, vírus que tem um papel importante no desenvolvimento de lesões precursoras e do câncer.
A principal estratégia utilizada para detecção precoce da lesão precursora e diagnóstico precoce do câncer (prevenção secundária) no Brasil é através da realização do exame preventivo do câncer do colo do útero (conhecido popularmente como exame de Papanicolaou). O exame pode ser realizado nos postos ou unidades de saúde que tenham profissionais da saúde capacitados para realizá-los.
É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois a sua realização periódica permite reduzir a mortalidade por câncer do colo do útero na população de risco. O INCA tem realizado diversas campanhas educativas, voltadas para a população e para os profissionais da saúde, para incentivar o exame preventivo. (Fonte: Inca)