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Gestão de uma cooperativa exige planejamento, avaliação e controle

Publicada em 24/10/2012 às 13h

Gestão de uma cooperativa exige planejamento, avaliação e controle

O segredo do sucesso na gestão de uma cooperativa, segundo especialistas, é administrá-la de forma competente, com planejamento, avaliação e controle. E é esse o modelo de gestão que vem sendo adotado pela atual administração da Unimed João Pessoa, desde março deste ano.

Vários avanços já ocorreram no período (veja abaixo) com a finalidade de profissionalizar, ainda mais, a gestão. Mas, o sucesso depende, também, da participação ativa dos médicos cooperados no dia-a-dia da Cooperativa, dando sugestões, discutindo os problemas e apontando, democraticamente, os melhores caminhos a seguir. Tudo construído de forma coletiva.

A colaboração pode ocorrer através da participação dos eventos promovidos pela Unimed JP ou até mesmo de forma mais simples, como utilizando o o \"Banco de Ideias\", do Canal Transparência. O meio não importa: o que conta é a colaboração para tornar a Unimed João Pessoa uma cooperativa ainda mais forte, o que trará benefícios, em primeiro lugar, para os próprios cooperados.

VÍDEO

Por ser uma sociedade diferenciada, a gestão de uma cooperativa é mais complexa do que a administração de uma empresa tradicional. Nela, por exemplo, o cooperado é dono, cliente e fornecedor, papéis que, muitas vezes, entram em conflito.

O desafio está, exatamente, em administrar estes conflitos, buscando o equilíbrio entre os anseios do quadro social e a viabilidade econômica da cooperativa. A democracia é o melhor caminho para superar as dificuldades. Por isso, é fundamental a participação dos cooperados na gestão.

No vídeo que está disponível aqui no Portal Unimed JP, o cooperado pode conhecer um pouco melhor a complexidade da gestão de uma cooperativa. Assista e contribua para o crescimento da Unimed JP. Clique aqui para assistir.

AVANÇOS

Desde março, várias ações já ocorrem rumo à profissionalização da gestão da Unimed João Pessoa. Confira abaixo, mês a mês, os avanços:

Março

- Deliberação sobre a nova identidade organizacional e aprovação das diretrizes estratégicas;

Abril

- Instalação do Projeto Governança Cooperativa;

Junho

- Realização das Oficinas de Trabalho em Imersão: oficinas reuniram cooperados e gestores internos com a finalidade de discutir os principais problemas vivenciados na Cooperativa e teve como produto gerado mais de 20 planos de ações com mais de 200 ações planejadas, cuja execução encontra-se em curso com avaliação sistemática pelos respectivos coordenadores;

Julho

- Lançamento da Gestão Compartilhada: meta é reduzir R$ 2,2 milhões nos gastos gerais e administrativos classificados como gerenciáveis, no período de agosto a dezembro deste ano, além de avaliar os gerentes e coordenadores como gestores dos recursos que a empresa disponibiliza para o exercício das atividades sob sua responsabilidade direta;

Agosto

- Assinatura do Termo de Adesão como Associado Mantenedor do Programa Paraibano da Qualidade (PPQ): a parceria visa a implantação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), como referencial para o desenvolvimento do Novo Modelo de Gestão da Unimed João Pessoa proposto pela Diretoria;

Setembro

- Instalação da equipe e apresentação do cronograma para implantação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG);

- Divulgação da Identidade Organizacional - Missão, Visão e Valores da Unimed João Pessoa;

- Lançamento do Projeto para Implantação do Planejamento Estratégico 2013/2018;

- Instalação do Comitê de Planejamento Estratégico.