• Início
  • Notícias
  • Geriatra destaca a importância das estimulações na terceira idade

Notícias

Geriatra destaca a importância das estimulações na terceira idade

Publicada em 03/01/2012 às 07h

Geriatra destaca a importância das estimulações na terceira idade

Envelhecer pressupõe mudanças físicas, psicológicas e sociais no indivíduo. Para minimizar os efeitos negativos do envelhecimento, a estimulação é o melhor caminho. A afirmação é da geriatra Fátima Cartaxo Araújo, médica cooperada da Unimed JP que escreveu artigo no último domingo na seção Consultório Médico, da Coluna Unimed Saúde.

Segundo a médica, a estimulação psicológica é aquela que trabalha com o afeto, a capacidade de se adaptar a novas situações, a religiosidade e a espiritualidade.

De acordo com a geriatra, a estimulação física melhora as condições articulares, musculares, respiratórias e mentais. "Hábitos saudáveis de alimentação e a estimulação mental, através da leitura e jogos que envolvam raciocínio, também são importantes", enfatiza.

A médica afirma que a estimulação social começa pela premissa "não se aposente da vida". "Portanto, elabore projetos, desenvolva atividades prazerosas (viagens, trabalhos voluntários, pintura, música, filmes, leituras, namoro, sexo) e o mais importante de tudo: cultive amizades verdadeiras (solidárias e fraternas)", disse.

O artigo completo da geriatra Fátima Cartaxo Araújo e está disponível na versão virtual da coluna e na seção "Consultório Médico" disponibilizados aqui no Portal Unimed JP. O acesso é feito pela página inicial (Clique aqui).